Dispõe sobre denominação de Estação Maria Antônia Prado "Gildásio Pereira Novaes” a um próprio público de nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 05/11/2021
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:

Gildásio Pereira Novaes nasceu em 03 de junho de 1947, nascido no estado da Bahia, filho de Elizabeth Barreto Queiroz e Adalberto Pereira de Novaes. Ainda criança, junto com sua família se mudou para Apucarana. Teve uma infância sofrida após o abandono de seu pai que levou consigo dois de seus irmãos. Gildásio ou simplesmente Gil como gostava de ser chamado, era o mais velho dos 5 filhos que ficaram com a mãe. Gil foi à luta, na lavoura, muito cedo para ajudar nas despesas da casa. Orgulhava-se em contar que o primeiro par de sapatos que ele comprou foi fruto de seu trabalho, aos 12 anos de idade. 

Já na juventude começou a se interessar pela área de restaurantes onde começou como aprendiz (cumim), e logo foi se aperfeiçoando como garçom.

Trabalhou por muitas cidades do Paraná e do Estado de São Paulo. Casou-se em Nova Fátima, com Cleuza Fabre e a trouxe para Campinas onde tiveram os seus dois filhos, Cássia e Marcelo.

Em 1992 a família passou a residir em Sorocaba, onde adotou a cidade da Terra Rasgada como escolha de seu lugar para viver.

Em Sorocaba os filhos casaram-se e constituíram família e profissões. Cássia é pedagoga e Marcelo agente de transito da Urbes. Também em Sorocaba Gil honrou seu oficio em alguns restaurantes e lanchonetes, entre eles a Pizzaria General (situada na Avenida General Carneiro), a lanchonete Quartel General (antigamente situada na Rua São Bento) e a Churrascaria Moraes situada na Rua Siqueira Campos.

Pai de família de caráter, possuídos de valores e trabalhador incansável, Gil também era muito querido pelos colegas onde trabalhava. Apreciador de música sertaneja raiz, estava sempre de bom humor era um exímio contador de anedotas. Apesar de pouca instrução, possuía facilidade com os números. Gentil, atencioso e dono de uma cortesia e fino trato com os clientes que tinham por ele grande carinho.

Atendeu muitos ilustres sorocabanos, magistrados e figuras públicas de renome. Aposentou-se e viveu admirando e agradecendo à cidade que escolheu para essa etapa de sua vida.

Faleceu em 2015, vítima de câncer e deixou em seu legado exemplos de honestidade, generosidade, compaixão, amizades e muita saudade. Vive eternamente na memória dos seus.