Dispõe sobre a concessão da Comenda de Mérito em Educação ao Ilustríssimo Professor Dr. “Leonardo Fernandes Fraceto” e dá outras providências.
JUSTIFICATIVA
O professor Dr. Leonardo Fernandes Fraceto está na lista dos 2% dos cientistas mais influentes do mundo, considerando o ano de 2019. A lista foi feita por meio de uma das bases mais respeitadas de publicação de artigos científicos de cientistas de todo o mundo. Os pesquisadores da Universidade de Stanford restringiram os quase 7 milhões de pesquisadores que publicaram pelo menos cinco artigos, para os 100 mil que causaram mais impacto com suas publicações. Nesta lista estão 852 pesquisadores atuando no Brasil, em todas as áreas do conhecimento.
O professor é autor de mais de 220 artigos científicos, que receberam mais de 7.780 citações, bem como possui o depósito de 14 patentes (2 cartas-patente e 1 patente licenciada).
A partir de seus estudos, foi possível desenvolver diversas tecnologias para controle de pragas agrícolas. Em um desses estudos, foi desenvolvido um nanoherbicida, à base de atrazina, que foi capaz de reduzir em 10 vezes a quantidade de herbicida para se ter a mesma resposta biológica, o que significa em diminuir a quantidade a ser utilizada de 2kg/hectare para 200 gramas/hectare, proporcionando assim uma diminuição potencial dos impactos ambientais deste herbicida no solo e na água.
O professor Dr. Leonardo Fraceto é bacharel e licenciado em química pela Unicamp, e mestre e doutor em Biologia Funcional e Molecular também pela Unicamp, além de Livre Docente em Química pela Unesp. É professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Unesp de Sorocaba, onde ministra aulas para o curso de graduação em Engenharia Ambiental, para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, e para o Programa de Ciência e Tecnologia de Materiais.
O pesquisador está na Unesp de Sorocaba desde 2007, onde tem desenvolvido projetos de pesquisa financiados por agências de fomento e empresas, tendo formado 19 mestres e 15 doutores. Sua atuação em termos de pesquisa científica diz respeito ao uso da nanotecnologia associada a moléculas bioativas com potencial de aplicação em diversas áreas, em especial a agricultura.