Institui a Frente Parlamentar pela construção de políticas públicas de fomento, divulgação e apoio à Cultura Hip Hop.
JUSTIFICATIVA:
O Hip Hop é um movimento cultural presente em diferentes metrópoles mundiais. Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj's e Mc's, e Street Dance. Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip Hop (movimento cultural de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança). Atualmente são citados 5 elementos, o quinto elemento seria o Conhecimento.
Historicamente ele surgiu no bairro do Bronx nova-iorquino. Em 1973, ele teve seus elementos definidores articulados. A dança break, arte visual materializada no grafite e o rap como expressão poético-musical integraram-se como parte do sistema cultural em construção. Por isso, comemoramos nesse ano de 2023, os 50 anos do movimento.
No Brasil o movimento Hip Hop começa a ser divulgado no início da década de 80, através do break. Os iniciadores desse movimento foram Nelson Triunfo, Thaide & DJ Hum, MC/DJ Jack, Os Metralhas, Racionais MC's, Os Jabaquara Breakers, Os Gêmeos, entre outros.
Muitos grupos musicais surgiram a partir dos fins dos anos 80. Em 1988 foi lançado o primeiro registro fonográfico de Rap brasileiro através da coletânea "Hip-Hop Cultura de Rua" pela gravadora Eldorado. Desse disco participaram Thaide & DJ Hum, MCDJ Jack, Código 13, entre outros grupos.
O Hip Hop a partir da arte, deu visibilidade as denúncias sobre as condições de vida da população mais pobre, das desigualdades e vulnerabilidades existentes, as violências praticadas nas periferias principalmente em relação aos negros e negras e das práticas de discriminação étnica.
Hoje, como antes, o RAP - abreviatura de Rhythm and Poetry - Ritmo e Poesia, representa para a juventude periférica um importante instrumento de comunicação, educação e luta rumo à construção de uma nova sociedade de pessoas livres e socialmente iguais.
O Movimento Hip Hop difundiu-se por todo o planeta e em todas as partes desenvolveu-se com fortes características sociais, contribuindo para a construção do senso-crítico e a mobilização do povo rumo a construção de um mundo melhor. Sendo assim, o rap que se apresenta como forma de expressão da realidade, pode e deve ser utilizado em atividades escolares, principalmente por ser um movimento social e popular, demonstrando a importância da questão da cidadania e denúncia social.
O Movimento Hip Hop se propõe a mostrar a dura realidade da maioria dos brasileiros, negros, desempregados e outros marginalizados que vivem em áreas extremamente carentes que historicamente foram desprezadas pelo Poder Público. As juventudes do Estado de São Paulo, através do Rap, grafite e da dança denunciam o sistema e buscam alternativas para estruturarem suas vidas de maneira digna, mas tudo isso com uma grande dose de diversão e cidadania.
A instituição da Frente Parlamentar visa à construção de políticas públicas de divulgação, apoio e fomento ao movimento Hip Hop que auxiliará a estruturar de forma organizada, a junção entre cultura e cidadania, uma vez que a cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade.