Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Emérito ao Ilustríssimo Senhor “FRANCISCO STEIN”.

Promulgação: 20/04/2022
Tipo: Decreto Legislativo
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA: 


O homenageado Francisco Stein nasceu em 07 de julho de 1962 na cidade de Sorocaba, filho de Altiva Diniz Ferreira e José Ferreira Filho.

Desde a infância foi influenciado por sua mãe a ser um amante da leitura, o que o levou a se identificar na escola com às matérias de história e geografia.

1976 a 1978, foi membro do Grupo de Espeleologia “Michael Le Bret” de Sorocaba em conjunto com o Centro Excursionista Universitário da USP, onde fazia exploração e mapeamento de cavernas na região do Vale do Ribeira.

Em 1981, foi trabalhar no garimpo de ouro do Peixoto em Alta Floresta no Mato Grosso, depois para o garimpo Cumarú no sul do estado do Pará e posteriormente no garimpo de Serra Pelada em Redenção no Pará.

De volta a Sorocaba, iniciou seus estudos na Universidade de Sorocaba (Uniso), no curso de licenciatura em história, mas foi obrigado a desistir devido a incompatibilidade de conciliara estudos e trabalho.

Em 2001, assumiu em Sorocaba a gerência Regional que compreendia uma área do interior de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em 2007, assumiu o cargo de gerente nacional de vendas da Flash Engenharia.

Em 2015, rendeu-se para o que realmente ama e tem talento: fazer mapas.

“Francisco Stein é uma pessoa de talento único, um dos últimos, senão o último remanescente na arte de construir mapas de forma artesanal feitos 100% à mão, com referência e precisão. A arte dos mapas, vai além de traçar apenas caminhos e locais, a veia artística e representativa, inclusive nos temas específicos, vai além, e traz referências inéditas ou nunca antes colocadas em mapas.

Novos estudos, novas formas de ver a história, assim como juntar mais de uma visão em um único conjunto de referências é a marca registrada de Stein.

Nesse Caminho, ele traz a parte geográfica de um país ou continente e muitas vezes elementos de sua cultura e ciclos históricos vistos pela sua ótica de forma única e precisa.

Stein consegue ir longe em suas pesquisas e referências, fazendo dele um artista preocupado não só com a veracidade histórica, mas também, com a visão artística e única dessa arte quase esquecida de mapas artísticos 100% feitos à mão”

Cleiner Micceno – Diretor Cinematográfico 

Por todo brilhante exemplo de dedicação em sua carreira profissional, talento e sua arte inigualável, hoje através deste título, temos a oportunidade de prestar nossos reconhecimentos e de homenagear o artista“ Francisco Stein”, acolhendo-o como Cidadão Emérito.

Para tanto, conto com a acolhida dos Senhores Vereadores desta Casa.