Dispõe sobre denominação de Praça de Arte e Cultura “Amilton Soares Júnior”, e dá outras providências.
Justificativa:
É com orgulho que proponho esta homenagem ao Sr. Amilton Soares Júnior, é um justo reconhecimento em razão de sua empolgação, pelos seus sonhos e por suas realizações em nome da Cultura.
A proposta é denominar a Feira de Artes Plásticas realizada semanalmente no Parque “Carlos Alberto de Souza” -Campolim como “Feira de Artes Plásticas Amilton Soares Júnior”.
Apenas para tecer um breve histórico de sua vida destacamos pontos importantes, entre os quais a data de 25 de outubro de 1990, foi quando o sinal da TV Metropolitana passou a ser transmitido na cidade de Sorocaba e outros municípios da região e pela primeira vez, foi a primeira emissora de TV aberta (UHF) a ter suas instalações em nossa cidade.
Naquele momento, Sr. Amilton realizou um sonho de produzir um programa de TV o “TVFaces”, apresentado e dirigido por seu idealizador, Amilton Soares Júnior. Um programa de entretenimentos e entrevistas que marcou época e revelou muitos talentos.
Já nos anos 2000, Amilton, visionário, também fez história na internet, abriu sua agência, a Net Eventos, que logo passou a se chamar Mídia 10, que contribuiu para a cidade ingressando mais de 200 websites comerciais na internet, alguns com versões internacionais, como o site da multinacional Kyocera Yashica.
Mas o seu maior feito com certeza é a Associação Brasiliera de Arte, fundada em 14 de fevereiro de 2009. Sempre empenhada em representar e apoiar seus associados, oferecendo aos artistas plásticos uma assessoria completa para a realização de exposições de arte, workshops, seminários, congressos, cursos, entre outras ações culturais, além de orientação artística, curadoria e acompanhamento completo para o registro de obras de arte em todo território nacional.
Em novembro de 2012, a Amilton Soares Júnior inaugura uma expansão de seu projeto cultural, voltarem para os artistas ministrarem suas aulas, palestras e workshops, além de encontros e exposições e comercialização de obras de arte. Seu escritório de arte ficava localizado na Boulevard Doutor Braguinha, nº 85, com o nome de Sala Portinari, e mesmo aquele espaço pequeno não limitou seus voos. Trouxe à Sorocaba personalidades do cenário cultural nacional, promoveu intercâmbios e se preparava para o 1º Anuário Impresso.
Entre inúmeros eventos nestes 10 anos, destacamos a ArteExpo, que é a Feira de Artes Plásticas Oficial da ABARTE, iniciada em 09 de abril de 2011, em uma megaexposição realizada no Clube Venâncio Ayres, na cidade de Itapetininga, com mais de 70 expositores. O Sucesso foi tanto que a ArteExpo teve um novo espaço com mais de 140 m² em um local nobre dedicado exclusivamente às Artes Plásticas, iniciou assim o Espaço ArteExpo em 31 de janeiro de 2014, no Shopping Cidade Sorocaba, no Piso L2.
Ainda em 2012, Amilton consolidou diversas parcerias e uma da quais ele se orgulhava foi com a franquia Fran’s Café no Shopping Villágio Sorocaba. Lá se consolidou um espaço cultural, com diversas atrações artísticas, atraindo o interesse da mídia impressa e falada da região.
Amilton foi um exemplo de homem, pai, filho, esposo e amigo, honrado e íntegro, também visionário com suas ideias que eram além do seu tempo. Muitas vezes incompreendido. Mas com os pés no chão, Amilton representou a arte em nossa região, provocando um novo olhar, com um discurso acolhedor e ao mesmo tempo provocativo, gostava de levantar hipóteses, nos fazia questionar, analisar e refletir.
Com sua postura sempre ética, também teve olhar para as causas sociais, encabeçou campanhas educativas em prol a saúde, financiando muitas delas.
Seu olhar sempre atento e seu espírito empreendedor agora pairam sobre outras arenas. Mas seus feitos ficarão em nossas memórias. Momentos marcantes da sua trajetória, sempre carregada de entusiasmo de paixão pela vida e pelo trabalho que honrosamente desenvolveu.
Neste sentido, é que apresentamos o presente Projeto de Lei para apreciação dos Nobres Pares.