Dispõe sobre denominação de “VICENTE LÁZARO CAÑAS” a uma via pública municipal e dá outras providências.
JUSTIFICATIVA:
SAJ-DCDAO-PL-EX- 107/2019
Processo nº 8.219/2019
Excelentíssimo Senhor Presidente:
Tenho a honra de encaminhar à apreciação e deliberação de Vossa Excelência e Nobres Pares, o presente Projeto de Lei, que dispõe sobre a denominação de “VICENTE LÁZARO CAÑAS” a uma via pública e dá outras providências.
Inicialmente cumpre informar que este Projeto de Lei é consequência de sugestão efetivada pelo I. Vereador José Francisco Martinez, com a apresentação da Justificativa que segue abaixo:
O senhor Vicente nasceu na gloriosa cidade de Sorocaba, no dia 07 de maio de 1944, oitavo filho de Vicente Lázaro Filho e Rosa Cañas Lara, nascidos na Espanha e imigrantes vindos a Sorocaba no início do século passado. Moradores do Além Ponte, Vicente estudou na escola Senador Vergueiro onde cursou o primário e o científico, parando os estudos e iniciando na função de “canteiro” aos 14 anos de idade orientado por seus irmãos que já trabalhavam nesta área.
As pedras ornamentais era sua paixão, tendo realizado vários trabalhos em nossa cidade e alguns em outros municípios do estado de São Paulo. As pedras decorativas que ornamentam o altar da Igreja Santo Antônio da Avenida São Paulo em Sorocaba foram colocadas por ele.
Aos 24 anos de idade se casou com Neide Cañas e deste enlace vieram os filhos Emerson Canãs e Fernanda Cañas, sempre morando no Além Ponte, Rua Catalunha, Rua Dr. Campos Sales, Rua Joaquim de Barros entre outros.
Após participar do Cursilho de Cristandade em 1981, Vicente e Neide começaram a frequentar a Igreja Bom Jesus dos Aflitos onde participavam ativamente da Irmandade São Benedito e coordenavam um grupo de jovens, o JOFRA por alguns anos. Na igreja Vicente fez de tudo um pouco, palestrante, coordenou encontros de jovens e de casais, apresentou jantares, bingos, distribuição de brinquedos a crianças carentes vestido de Papai Noel, auxiliou e orientou muitos jovens e casais que tiveram a sorte de conhecê-lo e conviverem com ele.
Como pai sempre deu bons exemplos aos filhos, sempre enfatizando a honestidade, honradez, bondade, justiça e que o trabalho é um compromisso e deve ser realizado da melhor maneira possível. Espanhol, sempre que tinha algo a pagar, por exemplo, aluguel, quitava o recibo 10, às vezes 15 dias antes, pois dizia que não conseguia dormir sabendo que tinha dívida pendente.
Sempre foi muito brincalhão e adorava contar piadas e alegrava todos os lugares em que passava. Seu pai faleceu em 1961 e sua mãe em 1988, 20 dias antes de seu filho sofrer um acidente de moto que o fez sofrer muito, ficando por 27 dias seguidos na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba enquanto seu filho estava internado na UTI. Mas venceram esta batalha e aos 70 anos de idade, com neto Gabriel do filho Emerson e sua Nora Alessandra e os netos João Vitor, Pedro Henrique e Maria Rita da filha Fernanda e seu genro Agnaldo, veio a falecer no dia 26 de junho de 2014, deixando uma profunda tristeza no seio familiar, parentes, amigos e aqueles que serviram de seus préstimos.
Que seus exemplos de trabalho, honestidade e perseverança sejam preservados com a perpetuação do honrado nome do senhor Vicente Lázaro Cañas, a uma via pública de nossa cidade.
Diante do exposto, estando dessa forma justificada a presente proposição, aguardo sua transformação em Lei.