Dispõe sobre denominação de “PRAÇA LUIZ ANDRÉ (TIGRÃO)” à uma área pública e dá outras providências.
Sorocaba, 20 de março de 2 018.
SAJ-DCDAO-PL-EX- 17/2018
Processo nº 40.552/2017
Excelentíssimo Senhor Presidente:
Tenho a honra de encaminhar para apreciação e deliberação dessa E. Casa o incluso Projeto de Lei que dispõe sobre a denominação de “PRAÇA LUIZ ANDRÉ” a área pública, caracterizada como Sistema de Lazer do Loteamento “Jardim Boa Esperança”, localizada à Rua José Felizardo da Silva – Bairro do Éden e dá outras providências.
Inicialmente cumpre informar que este Projeto de Lei é consequência de encaminhamento do Vereador Rodrigo João Donizeti Silvestre, com a apresentação da Justificativa que segue abaixo:
O Sr. Luiz André nasceu em Amparo da Serra/MG, aos 4 de fevereiro de 1948. Era filho dos Srs. Alcinio Pedro e Marieta Alice de Jesus. Na cidade onde nasceu, passou toda sua infância, quando aos 15 (quinze) anos foi morar em Belo Horizonte para trabalhar, ali residindo até os 19 (dezenove) anos, mudando-se para São Paulo, cidade onde residiu até 1980, sendo então transferido para nossa cidade. Era casado com a Sra. Elizalva Araujo André e dessa feliz união nasceram 02 (dois) filhos: Luiz Araujo André e Anderson Araujo André, sendo que a família completou-se com a chegada dos 03 (três) netos: Guilherme Nogueira Alves, Maria Luiza André e Lorena de Oliveira Araujo.
O homenageado era apaixonado por futebol, razão pela qual nas horas vagas e aos finais de semana acompanhava de perto os jogos do Campeonato Varzeano. Em 3 de janeiro de 1994 no Bairro do Éden foi fundado o Tigrão Esporte Clube, que teve seu campo improvisado na conhecida “Vila das Cabras”. O Sr. Luiz passou a ser conhecido como “Tigrão” e ocupou todos os cargos do time, mas principalmente a Presidência, onde permaneceu por décadas. No ano 2000, a agremiação esportiva recebeu da municipalidade, a título de permissão de uso, uma área pública localizada na Rua Paulo Pedra Filho, naquele mesmo Bairro e a partir daí iniciou-se um novo momento do Clube, com muito trabalho e uma parceria forte com a comunidade. “Tigrão” buscou, incansavelmente, melhorias para o campo de futebol ali instalado e após muitos anos, conseguiu o fechamento da área através de tela, assim como a implantação de vestiário.
O trabalho do Sr. Luiz André se deu não só junto à agremiação esportiva, eis que, por meio dele desenvolveu diversos trabalhos sociais com crianças e adolescentes, tornando-se conhecido e respeitado em todos os bairros da Zona Industrial e ainda, no Campeonato Amador de Futebol da cidade.
Faleceu em 21 de abril de 2014, aos 66 (sessenta e seis) anos, mas restaram seus exemplos de bom marido, pai e avô, posto que sempre foi muito alegre e disponível às pessoas, levando sua vida baseado em princípios familiares e religiosos.
Por todas as razões aqui expostas, entendo estar devidamente justificado o presente Projeto de Lei e conto com o costumeiro apoio de Vossa Excelência e D. Pares no sentido de transformá-lo em Lei.