Dispõe sobre a concessão da Comenda Referencial de Ética e Cidadania ao Ilustríssimo Senhor “MAURÍCIO HARDER”, e dá outras providências.
JUSTIFICATIVA:
O homenageado, Maurício Harder nasceu em 22 de outubro de 1922, em Sorocaba/SP. Filho de Adolfina Harder e Guilherme Harder.Casou-se aos 24 anos com Wilma de Figueiredo Harder (in memoriam). Com ela teve 4 filhos. Marcos William Figueiredo Harder (in memoriam), Mário Wellington Figueiredo Harder, Maurício Wesley Figueiredo Harder e Márcia Wilsa Figueiredo Harder. Tem 1 neto, 5 netas, 3 bisnetos e 2 bisnetas.
Maurício é um dos últimos remanescentes da Escola de Enfermagem Coração de Maria, da PUC, de Sorocaba. Ele iniciou sua carreira em 1951, aos 17 anos, no Hospital Santa Lucinda, quando a faculdade começava os primeiros passos na cidade de Sorocaba.
Por ser homem e o local ser regido por freiras, precisou se preparar: foi para São Paulo, fez provas escrita, oral e prática no Hospital das Clínicas, consequentemente, recebeu o título que o certificou como Enfermeiro Prático Licenciado.
Com um imensurável amor pelo ofício de cuidar de pessoas, Maurício trabalhava em horário comercial, mas, voluntariamente retornava no período noturno para fazer uma contribuição ao hospital, ou seja, exercia de corpo e alma sua amada profissão.
Durante trinta e seis anos de exercício da enfermagem, com muito afinco e zelo, exerceu uma de suas principais habilidades como profissional: cuidar de pessoas com idade avançada, entre eles, sorocabanos e moradores de cidades adjacentes.
Com tanta dedicação e amor pelo próximo, trabalhou com um propósito precípuo de cuidar dos enfermos, trabalhando ininterruptamente durante horas, sem nunca esmorecer.
Assim, por todo cuidado na área da saúde, outrossim, seu amor pelo ser humano, sobretudo, ao mais necessitados, acrescentando que se tratava de um cidadão de retidão exemplar, e de relevante contribuição para a sociedade, e dedicação à enfermagem, é que solicitamos o apoio dos nobres pares, para tão justa homenagem.