Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Sorocabano ao Ilustríssimo Senhor “ABDULGHAFOUR ALI SHAN”.
JUSTIFICATIVA
Abdulghafour Ali Shan nasceu em 08 de junho de 1990, na cidade de Damasco, capital do Estado da Síria. Naturalizou-se brasileiro no ano de 2021, acolhendo o Brasil como sua pátria adotiva. É filho de Ali Shan e Kariman Atyiat.
É formado em engenharia na Universidade de Damasco, a maior e mais antiga universidade da Síria, localizada na capital daquele país.
Com uma história de profunda superação, o homenageado desembarcou em nosso país, como refugiado, no final do ano de 2013, iniciando um logo período de muita escassez, trabalho duro e profunda dedicação. O refúgio se deu em razão da guerra na Síria. Lembrando que o ano de 2013 foi o mais sangrento desde o início do conflito em março de 2011 na Síria, com um balanço de mais de 73 mil mortos, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
Lembramos aqui que, a guerra na Síria impulsionou um dos maiores êxodos populacionais desde a Segunda Guerra Mundial. Segundo o ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, cerca de 6,7 milhões de pessoas fugiram do conflito. No Brasil, os sírios representam a segunda nacionalidade com maior número de refugiados: são quase 3.600.
"Esse é só um dos motivos de eu ter dúvida sobre se um dia voltarei [para a Síria]. Se voltasse, tudo seria diferente. Meus amigos desapareceram, foram mortos ou fugiram para outros países. Minha vida mudou", explica Abod em sua entrevista ao jornal G1.
De tão impressionando que é sua história, a TV TEM, da Rede Globo, chegou a entrevista o homenageado e seu irmão, que residem e empreendem na cidade de Sorocaba: <https://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/09/se-voltar-para-siria-me-matam-diz-refugiado-ha-2-anos-em-sorocaba.html>.
Quando chegou ao Brasil, Abdulghafour Ali Shan foi para São Paulo, e, logo na sequência, veio morar na nossa Manchester Paulista. A nacionalidade como cidadão brasileiro adveio no ano de 2021.
Ao longo de quase uma década no Brasil, após muito trabalhar, o homenageado inaugurou um salão cabeleireiro, e uma agência de marketing digital, ambas na cidade de Sorocaba, a qual escolheu para residir, prosperar e acolher como seu domicílio adotivo.
O salão “House of hair” localiza-se na R. Maria Cinto de Biagi, 105 – Sala 14, no bairro Jardim Santa Rosália, 18095-410, existindo desde o mês de maio de de 2017, e empregando 04 (quatro) funcionários diretamente. Já a empresa de marketing digital “Inward” está sediada no mesmo endereço, beneficiando com a empregabilidade cerca de 06 (seis) sorocabanos, com fundação desde o mês de outubro de 2021.
O homenageado, após muito labor e superação da sua então condição de refúgio, chegou a ser reconhecido pela nacionalmente renomada Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, recebendo naquela ocasião o Título de Comendador, conforme solenidade promovida na Câmara Municipal de São Paulo, no ano de 2022: <https://www.youtube.com/watch?v=ZF0IPW6dgmM>.
Tal entidade foi oficializada pelo Governo da República Federativa do Brasil, nos idos de 1965, através de despacho do então Ministro de Estado da Educação e Cultura, Flávio Suplicy de Lacerda, que no mesmo ano, assinou, em 4 de junho, a Portaria nº 153 – logo publicada no Diário Oficial da União - ato que oficializou “Ordem do Mérito Cívico e Cultural”, instituída pela então Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística – seu nome original na época - A Entidade foi condecorada pelo Ministério da Justiça com a "Medalha Dom João VI"; é duplamente reconhecida como de "Utilidade Pública", pelos respectivos Governos do Estado de São Paulo - através da Lei nº 6869 de 22/08/1962 reportando anualmente suas atividades à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo - e pelo Município de São Paulo através da Lei 9892 de 13/03/1972.
Ademais, o homenageado também foi agraciado com as seguintes distinções honoríficas, em especial pelo seu espírito empreendedor e força de caráter em superar suas adversidades de vida:
Após receber tão honrosas distinções nobiliarquias, o homenageado passou a representar a Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística em toda a região de Sorocaba, cidade que o acolheu tão bem, e que ele lhe deve tudo o que possui na atualidade, conforme sempre faz questão de ressaltar.
Assim sendo, solicito o apoio dos pares para a outorga deste importantíssimo e distintíssimo Título de Cidadão Sorocabano ao Sr. Abdulghafour Ali Shan.