Dispõe sobre a concessão de Medalha de Mérito Cultural Ademar Carlos Guerra ao Ilustríssimo Senhor “PAULO RAIMUNDO QUINALHA” in memorian e dá outras providências.

Promulgação: 14/06/2023
Tipo: Decreto Legislativo
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA


O homenageado Paulo Raimundo Quinalha nasceu dia 07 de abril de 1952 em Maristela/SP, filho de Joana Margarida B. Quinalha e Antonio Quinalha.

Desde tenra idade o pequeno Paulo trabalhou arduamente nos afazeres do sitio em que a família residia, por ser um dos filhos mais velho, era fundamental sua ajuda no sustento da casa, pois, tinha mais três irmãos mais novos.

No ano de 1975, seus pais decidiram mudar para Sorocaba, com o intuito de poder proporcionar aos filhos melhores condições, e assim, resolveram encarar os desafios de uma cidade grande, assim, entendiam que poderiam evoluir financeiramente.

Ainda no ano de 1975, seu pai resolveu empreender e comprou uma padaria na rua Aparecida, onde hoje localiza-se o Largo do Líder. Toda a família trabalhava na padaria, era uma empresa genuinamente familiar.

Em 1977, Paulo já inserido e familiarizado no ramo de padarias, tomou a iniciativa de comprar sua própria padaria, e assim, iniciou sua carreira como empresário, quando adquiriu a padaria Cervantes de rua homônima na vila Assis, onde até os dias atuais continua em poder da família, ou seja, há 46 anos a Padaria Cervantes é referência no bairro onde ajudou a se desenvolver.

Casou-se com Maria José de Senas Lara, e o fruto desta união nasceram dois filhos, Fabio Quinalha e Robson Quinalha.

Embora, estivesse totalmente inserido no ramo de panificação, o homenageado Paulo, nunca esqueceu suas raízes, mesmo por que sua família manteve o sítio em que moravam anteriormente e consequentemente o contato com os animais permaneceu, sempre nutrindo esse amor pela criação do sitio, entre eles: o gado, cavalos, muares, porcos, galinhas, entre outros.

Em 2005 em conjunto com alguns amigos, deram início a Primeira Tropeada Itararé/Sorocaba, um trabalho muito árduo, mas feito com muito amor, dedicação e respeito aos animais e assim, mantiveram viva a tradição tropeira de nossa cidade, pois era um sorocabano de coração.

Paulo Quinalha era vice-presidente da Comissão da Tropeada Paulista e um grande colaborador, mesmo sem verba faziam acontecer a tropeada, assim divulgando Sorocaba e suas regiões.  

Faleceu em 2013 devido a uma parada cardíaca, deixando enlutados não somente aos familiares e amigos, mas a tradição tropeira.

Por todo o seu trabalho desenvolvido de impacto não somente municipal, mas em toda região pelo seu brilhante exemplo de dedicação em favor do tropeirismo, hoje através deste título, temos a oportunidade de prestar nossos reconhecimentos e de homenagear o Tropeiro de coração Paulo Raimundo Quinalha.