Dispõe sobre a concessão da Medalha de Mulher Empreendedora Ana Abelha à Ilustríssima Senhora "GISLAINE ALESSANDRA NERY".

Promulgação: 18/05/2023
Tipo: Decreto Legislativo
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:

A homenageada, Gislaine Alessandra Nery, nasceu em Itapetininga/SP, foi criada no litoral paulista onde morou por mais de 30 anos, estudou, concluiu sua graduação e teve seu filho, hoje com 23 anos de idade. Começou a trabalhar aos 14 anos de idade como menor estagiária no Banco do Brasil em São Vicente, orientada pelo tio que indicou o processo seletivo para entrar no banco, em qual ela obteve êxito e ficou por 2 anos e meio.

Em seguida, Gislaine foi trabalhar em uma COOPERATIVA DE RADIO TAXI na cidade de Santos, onde teve a primeira experiência em cooperativa de trabalho com apenas 17 anos de idade, trabalhando no faturamento da cooperativa, onde aprendeu sobre o sistema de cooperativismo. Depois foi para uma empresa administradora de condomínios no setor de departamento pessoal, hoje conhecido como RH, onde pegou gosto pela área e começou a se profissionalizar. Estudou muito: fez Contabilidade com Gestão de Pessoas, Gestão Financeira, pós-graduação em Gestão de Pessoas, e mais de 15 cursos de especialização na área.

Em 2012 veio morar em Sorocaba/SP, sempre trabalhando na área de DP/RH, incluindo dando aulas sobre os temas. E em 2016 resolveu abrir sua própria empresa de Consultoria e Gestão em RH. Não foi fácil empreender, tomou calotes e em 2019 resolveu se aventurar como motorista de aplicativo - UBER para complementar sua renda que caiu muito depois que resolveu empreender. Durante o primeiro ano foi muito bem, conseguiu ajustar seus vencimentos, mesmo trabalhando apenas nas horas vagas e finais de semana. Porém, logo em seguida, veio a pandemia e com ela a crise e a UBER baixou suas tarifas, tirando os multiplicadores, entre outras coisas que só pioraram a condição do motorista de aplicativo, tanto pela remuneração quanto pela insegurança. 

Então, em 2021, Gislaine teve um sonho, onde Deus mostrou um caminho e novamente o cooperativismo volta para sua vida: criar uma Cooperativa de Trabalho de Motoristas de Aplicativos, um projeto social de união de profissionais que lutarão, em conjunto, por melhorias para todos. A COOPDRIVER foi fundada em maio de 2021, com o intuito de conseguir contratos com empresas para fazer o traslado de funcionários, pensando sempre no projeto de desenvolver um aplicativo próprio regional, possibilitando melhorias contínuas para todos os motoristas, com melhor remuneração, mais valorização e segurança, também pensando na população que ganharia em qualidade e preços justos. 

A cooperativa traz um projeto social de qualidade para o trabalhador da área, uma instituição sem fins lucrativos, o que dificulta atingir e alcançar motoristas, pois Sorocaba tem hoje em torno de 3.000 (três mil) motoristas de aplicativo atuantes.

Essa é a breve história de Gislaine Alessandra Nery, uma mulher que batalha, que corre atrás de seus objetivos, que pensa no coletivo. Uma mulher de direita, conservadora, temente a Deus e que tem como base o que aprendeu em casa, princípios morais e éticos como a honestidade, lealdade e justiça. Uma profissional que procura dar o seu melhor em tudo que se propõe a fazer, seja na área contábil, RH, como professora ou como motorista de aplicativos.