Dispõe sobre a denominação de “ANTONIO MOREIRA SOBRINHO”, a uma via de nossa cidade, e dá outras providências.

Promulgação: 19/04/2023
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:


Antonio Moreira Sobrinho, nascido no ano de 1903, na cidade de Rio Doce, Estado de Minas Gerais, sendo um cidadão de origem humilde, vivendo grande parte de sua vida numa casa de “sapê”. É filho de Marcelino Moreira da Costa e Maria Moreira de Assis. 

Faleceu aos 71 anos de idade, no dia 27 de junho de 1974, no Jardim Icaraí, São José. Deixou os seguintes filhos: Ernane, Delia, Glória, Mercedes, Maria José, Agostinho e Ana. 

Enquanto vivo, Antonio trabalhou como rurícola, tirando da terra o sustento próprio e o de sua família. Por ter sempre vivido numa região de grande necessidade e precariedade, não teve a oportunidade do estudo, tirando do ensinamento religioso da Igreja Católica Apostólica Romana todo o seu saber. 

A religião católica teve tanta importância na vida de sua família que, um de seus irmãos, se tornou membro da Ordem Franciscana, ingressando no clero católico como Frei Agostinho. Tal inspiração serviu para que Antonio nomeasse um de seus filhos de Agostinho, que é o genitor deste vereador. 

Vale frisarmos que, Antonio lutou na Revolução de 1932, tendo vindo para a cidade de São Paulo visando se tratar da doença de “chagas”, muito comum nas áreas rurais de Minas Gerais. Assim mudou-se para a periferia da cidade paulistana, no Jardim Icaraí, no Distrito do Grajaú.