Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Sorocabano ao Ilustríssimo Senhor “JOSÉ ABRÃO”, e dá outras providências.
JUSTIFICATIVA:
JOSÉ ABRÃO, brasileiro, nascido em Cabrália Paulista-SP, em 31 de março de 1945. Filho de Fahed Abrão e Alice Lorena Abrão. Casado com Telma Gambaro Abrão, 3 Filhos (Cristine, José Filho e Patrícia), 8 Netos.
Inscrito na OAB-SP sob o nº 95.898, e Associação Paulista de Imprensa sob o nº 2591. Advogado, Radialista, Jornalista, Publicitário, Professor Universitário. Iniciou suas atividades profissionais bastante cedo, como a grande massa de jovens de sua época. Entre outros trabalhos como aprendiz e auxiliar, começou em Rádio na cidade de Bauru-SP, aos 15 anos de idade, na Rádio Auri-Verde da Rede Piratininga. Aos 17 anos, estreou no Jornalismo, como Repórter do Jornal Última Hora. Foi funcionário do Banco do Brasil, onde ingressou por concurso, no ano de 1965.
Foi contratado pela Organização Victor Costa - hoje, TV Globo/SP -, em 1966.
No ano de 1970, foi admitido no Grupo Silvio Santos, tendo sido Diretor de Planejamento, Diretor Comercial, Vice-Presidente do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) e membro do Conselho Diretor do Grupo, até 1984.
Em 1984, transferiu-se para a Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, onde exerceu a Vice-Presidência de Operações até 1986.
Foi Vice-Presidente da TV Rio, de 1987 até 1989.
No início da década de 1980, passou a desenvolver as atividades de Radiodifusão na Região, tendo adquirido em 1999 a Concessão da "A Melhor Radiodifusão Ltda" e implantado a Programação da Rádio Antena 1, operando na frequência de 88,3 megahertz, com conteúdo baseado, principalmente, em música e informação.
Foi Deputado Federal, de 1993 a 1995.
De 1995 a 1998, foi Assessor Especial da Presidência da República e Secretário de Comunicação Social.
De 1999 a 2002, foi Secretário de Assuntos Federativos, Secretário Executivo e Ministro de Estado do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Participou da aprovação do Plano Real, do ingresso do Brasil na OMC (Organização Mundial do Comércio), dos estudos para a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei que criou o Sistema Público de Registro de Terras. Dedicou-se, intensamente, no desenvolvimento e transformação em lei do Programa de Apoio à Agricultura Familiar - PRONAF, entre outras políticas de governo na área social.
Professor Universitário, nas Faculdades Integradas de Itapetininga-SP, Professor e Diretor da Faculdade de Direito de São Roque-SP, Diretor da Faculdade Mundial e da Faculdade Paulista de Comunicação de São Paulo-SP.
Assim, por toda sua história de vida, é exemplo de dedicação e retidão e de relevante contribuição para a sociedade sorocabana, e, assim, peço aos nobres Edis para que esta Casa de Leis conceda a JOSÉ ABRÃO o Título de Cidadão Sorocabano.