Dispõe sobre a concessão de Comenda Referencial de Ética e Cidadania a Ilustríssima Senhora “NAIHMA SALUM FONTANA”.

Promulgação: 01/03/2023
Tipo: Decreto Legislativo
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:

Naihma Salum Fontana nasceu em 03 de dezembro de 1984. É filha do Prof. Dr. Antônio Matos Fontana e da Prof. Dra. Maria Cristina Pitta Salum Fontana, professores da Faculdade de Medicina de Sorocaba (PUCSP)´e referência nas suas áreas de atuação. Também é irmã de Thiago Salum Fontana, médico psiquiatra.

Com tantos exemplos em casa, decidiu ser médica ainda criança, sempre muito dedicada aos estudos.

Fez sua formação básica na escola Arca de Noé e no Colégio Objetivo Ingressou na Faculdade de Medicina de Sorocaba em 2004 e formou-se em 2009. De imediato, passou e se matriculou na Residência em Infectologia na própria PUCSP.

Porém, trancou a matrícula para poder prestar serviço voluntário militar na Marinha do Brasil, em Manaus. Lá permaneceu todo o ano de 2010 como médica militar, prestando assistência às comunidades ribeirinhas da Amazônia através dos navios de assistência hospitalar (NAsH) Carlos Chagas e Oswaldo Cruz, e, também, nos navios patrulha.

Retornou em 2011 a Sorocaba, completando sua especialização em 2014, quando iniciou especialização em Controle de Infecção Hospitalar na USP (2015), e, logo após, ingressou no programa de Mestrado pela USP (2016 a 2019), recebendo o título de Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo em agosto de 2019.

Durante toda a pandemia de COVID19 (2020 até hoje), atuou na linha de frente como médica intensivista (UTI) e infectologista, nos hospitais de Sorocaba e Itu, cuidando, ajudando e salvando centenas de vidas.

Atualmente, é médica infectologista do Hospital Unimed Sorocaba e do Hospital Santa Lucinda, no Ambulatório Médico de Especialidades de Itu e em consultório particular, além de médica intensivista do Hospital Unimed de Sorocaba. Além disso, é colunista voluntária do Portal “Tem Mais” e presta consultas, entrevistas e orientações à população de forma voluntária.

Sempre exerceu suas funções com esmero e dedicação, contribuindo para a tradição e qualidade dos serviços médicos prestados para a população.

Por essas razões e pelo que representa para o desenvolvimento efetivo do exercício da cidadania e ética na cidade de Sorocaba, por todo o trabalho desenvolvido em nossa cidade, diante do exemplo de dedicação e retidão e da relevante importância de sua contribuição para o município, em ações alicerçadas na ética e na cidadania, que pedimos a anuência dos Nobres Edis para que esta Casa de Leis conceda, a Ilustríssima Senhora Naihma Salum Fontana, a merecida Comenda referencial de Ética e Cidadania.