Dispõe sobre a concessão de título de cidadão Sorocabano ao Ilustríssimo Senhor “EDUARDO OSTERGREN”, e dá outras providências.

Promulgação: 13/12/2022
Tipo: Decreto Legislativo
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:


O presente Projeto de Decreto Legislativo visa conceder o Título de Cidadão Sorocabano ao Ilustríssimo Senhor Eduardo Ostergren, pelos relevantes serviços prestados à Sorocaba e a elevação do nome da cidade.

A Fundec administra há 30 anos a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, e teve o maestro Eduardo Ostergren como diretor artístico e regente titular por 20 anos.

Nascido em São Paulo, os cabelos brancos desenham as inúmeras experiências vividas pelo músico, que morou durante 35 anos nos Estados Unidos.

O maestro nasceu em São Paulo e com 18 anos ganhou uma bolsa de estudos em música, passando a morar nos Estados Unidos. 

Nos 30 anos que lá permaneceu se tornou Doutor e Mestre em música 

Foi Diretor artístico da sinfônica de Danville (danviu), Regente titular da Orquestra Sinfônica de Lafayette, e Professor em música em universidades na Carolina do Norte e Indiana.

Foi também Consul Honorário do Brasil para o Estado de Indiana, de 1985 a 1993.

O homenageado, ainda, atuou como Regente convidado para inúmeras orquestras nos Estados Unidos e países da comunidade europeia. 

Em 1992, a Fundec o convida para ser o regente titular da OS.  Ele aceita o desfio e retorna ao Brasil, permanecendo no cargo até 1999.

Em 2010, a Fundec fez o convite para que ele retornasse a O.S. E novamente o maestro atendeu ao pedido feito pela instituição cultural de Sorocaba.

No Brasil, foi Regente titular da Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista, responsável pela implantação do Curso de Mestrado em Artes e Diretor Artístico da Orq. Sinfônica da Unicamp.

É professor de pós-graduação stricto sensu, com orientandos de mestrado e doutorado na Unicamp.

Por conta de sua intensa lista de atividades, em meados do ano passado, o maestro manifestou o desejo de reduzir suas atividades na Fundec.

Mas o seu profissionalismo e amor à Fundec o fez atender ao pedido da instituição de coordenar o processo de sua substituição, e em 2022, Eduardo Pereira, passou a ser o maestro titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba.

O homenageado é casado com a profª Helena Jank, uma das maiores cravistas do Brasil, e doutora em música. 

Assim, por todo cuidado com a área da cultura, arte e música, e pela paixão com que trabalha em nossa cidade, principalmente na Fundec, é exemplo de dedicação e retidão e de relevante contribuição para a sociedade, pedimos aos nobres Edis para que esta Casa de Leis conceda ao maestro Eduardo Ostergren o Título de Cidadão Sorocabano.