Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Sorocabano ao Ilustríssimo Senhor “SANDRO EDUARDO DE SOUZA”.
JUSTIFICATIVA:
Sandro Eduardo de Souza nasceu em Alfenas, no estado de Minas Gerais, em 14 de agosto de 1975; filho do Sr. Joaquim José de Souza (in memoriam) e da Sra. Olinda Cândida Silva de Souza; irmão de Lílian Mara Silva Souza; casado com Valquíria, pai de Gustavo e Lara.
Desde muito novo, ajudou seu pai em trabalhos operacionais ligados ao agronegócio num pequeno sítio da região, onde exercia funções de ordenha, cuidado com o gado e preparo da terra, entre outras tarefas. Sandro, porém, nunca deixou os estudos de lado, incentivado pela sua mãe, que sempre priorizou a educação.
A veia empreendedora pulsava desde muito cedo. Aos 8 anos, começou um pequeno negócio de entrega de leite. Iniciou realizando entregas em domicílio numa bicicleta e, num curto período, conseguiu aumentar o número de clientes, levando-o a abandonar a bicicleta e a fazer as entregas numa charrete.
Nessa época, já desenvolvia resiliência e garra – habilidades que foram determinantes para sua vida.
Anos mais tarde, seu pai começou a trabalhar com caminhões, fazendo frete para terceiros. Sandro, então, assumiu a função de motorista – serviço que o deixava orgulhoso e feliz, porque além de estar próximo do seu pai, ainda conseguia contribuir para melhorar o negócio.
Apesar do tempo dedicado ao trabalho, nunca desistiu dos estudos.Aos 18 anos iniciou, em Minas Gerais, a graduação em Engenharia Civil. Durante o curso, conseguiu estágio na principal construtora da região, a Renato Granha, onde era voluntario para acompanhar obras. Investiu para aprender e se aperfeiçoar profissionalmente. Logo em seguida, a construtora o contratou por conta do seu ótimo desempenho.
No quarto ano de curso, foi convidado pela faculdade a fazer uma prova para trabalhar no período noturno como monitor do laboratório de informática. Aceitou o desafio, foi aprovado e começou o trabalho. A agenda ficou apertada, com o tempo dividido entre a faculdade, o estágio em obras e a monitoria no laboratório.
O empreendedorismo começou a dar frutos, quando abriu uma pequena escola de informática, com a ajuda de um sócio e, aos sábados, ministrava cursos de softwares voltados à engenharia civil.
Em 1998, concluiu a faculdade e continuou trabalhando na construtora Renato Granha.
No ano 2000, deu início a uma nova fase profissional, prestando serviços de engenharia para diversas empresas, entre as quais, a Construtora Planeta.
Em 2002, foi convidado pela Construtora Paulo Afonso a prestar serviços em Sorocaba. Se identificou tanto com a cidade que decidiu ficar e convidou Ricardo Guimarães, o então proprietário da Construtora Planeta com sede em Alfenas, a conhecer Sorocaba, porque acreditava ser um município próspero e bastante promissor aos negócios.
O empresário da construtora veio a Sorocaba, gostou da cidade e, alguns meses depois, fixou residência.
Quando a Construtora Planeta veio para Sorocaba, ingressou na empresa como investidor e passou a desempenhar as funções de gestor de obras e projetista. Logo em seguida, tornou-se um dos sócios; era o início de uma belíssima e inspiradora história de sucesso!
Atualmente, além da construção de empreendimentos e da geração de emprego, a Construtora Planeta se destaca por iniciativas voltadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação, além da causa socioambiental, por meio do Instituto Planeta Social, braço da empresa que realiza ações em prol de entidades filantrópicas e de causa animal.
A Planeta tem realizado vultosos investimentos em diversos bairros de Sorocaba como contrapartida pelas intervenções da empresa na cidade. Grandes transformações em regiões que necessitam de melhorias e de apoio da iniciativa privada.
Apesar do merecido sucesso profissional, preserva sua essência simples, rodeado de bons amigos, sempre ligado à religião e aos movimentos da igreja católica, em busca de ser um bom cristão.
Casado há vinte anos, dá muito valor à sua família e a considera a base para sua vida.
Fora do escritório, se dedica a hobbies como ciclismo e UTV – veículo utilitário multitarefas – preparado para circuitos off Road, que lhe garante momentos de adrenalina e de diversão.
Também gosta de barcos e sempre que pode navega com amigos e familiares para celebrar a vida. Junto com a esposa, apoia projetos filantrópicos e auxilia famílias necessitadas.
Como bom mineiro, aprecia a música sertaneja raiz e uma bela moda de viola.
O executivo é graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Engenharia de Segurança pela Unifenas - Universidade José do Rosário Vellano; possui MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e Curso de Conselheiros pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), além de investir no aprendizado contínuo pela Fundação Dom Cabral.
Pelos motivos expostos acima, pedimos aos nobres pares que aprovem esse reconhecimento público ao engenheiro e empresário Sandro Eduardo de Souza, cujo trabalho e dedicação têm sido de grande relevância para o desenvolvimento da nossa cidade.