Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadã Emérita à Ilustríssima Senhora “CECÍLIA APARECIDA LOPES”.
JUSTIFICATIVA:
A Homenageada Cecília Aparecida Lopes, nasceu no dia 03 de fevereiro de 1972, na cidade de Sorocaba/SP.
Cecília é uma mulher guerreira, cidadã exemplar. É casada, mãe de três filhos: Israel Lopes, Matheus Lopes e Lucas Lopes (in memorian).
Sempre atuou na área social realizando atendimentos no bairro onde mora e apesar da escassez de recursos, está sempre angariando doações para socorrer aqueles que mais precisam.
Em 2019, Cecília passou por um dos momentos mais difíceis de sua vida, seu filho caçula faleceu precocemente vítima de assassinato cruel.
Com a morte de seu filho, a dor e o desgosto eram tão grandes, que Cecília pensou em se entregar. Não restavam muitas opções, ou se entregava se permitindo cair em profunda depressão ou então daria a volta por cima para continuar a viver e seguir em frente. Afinal Cecília precisava encontrar forças para dar suporte aos outros filhos que também ficaram órfãos do querido irmão caçula.
A dor e a tristeza parecem nunca ter fim, por isso Cecília resolveu aliviar, transformando toda dor e tristeza em ajuda ao próximo. Não é fácil, é um exercício diário, mas assim Cecília segue a vida.
Quem nunca ouviu aquela expressão? “Se a vida te der um limão, faça uma limonada”.
Pois é, Cecília fez dessa expressão uma máxima em sua vida.
Certo dia uma Mãe em situação parecida com a de Cecília a procurou, desolada, desamparada em busca de palavras de consolo. Cecília ainda estava arrasada, mas revestiu-se de alguma força para trazer uma palavra de consolo a outra mãe que naquele momento precisava.
Os dias foram se passando e outras mães de Sorocaba e até de outros Municípios procuravam Cecília Lopes em busca desse apoio.
Foi aí que Cecília resolveu usar o limão e fazer uma limonada... Resolveu então criar a ONG LUCAS VIVE em homenagem a memória do seu filho e então apoiar outras diversas mães que a procuravam por estarem passando por situação parecida e outras.
A ONG foi crescendo e tomando forma e hoje são centenas de famílias atendidas mensalmente com toda espécie de recurso material e apoio com conversas transmitindo mensagens de amparo e consolo.
Por viver e trabalhar em Sorocaba sempre com dedicação incansável na batalha por condições melhores ao próximo e na busca de uma cidade melhor e mais justa, por ser Mulher Digna e contribuir com ações sociais de nossa Cidade e de nosso Povo é que Cecília Aparecida Lopes se torna merecedora de tal homenagem.
Para tanto, conto com a acolhida das Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores desta Casa.