Dispõe sobre denominação de “JOSÉ ROBERTO ERCOLIN” a uma rua de nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 29/06/2022
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:


José Roberto Ercolin nasceu em Tietê no dia 15 de fevereiro de 1963, filho de Cassilda Capellini Ercolin e João Baptista Ercolin, descendentes de italianos. Aos dois anos foi morar em Cerquilho com os pais comerciantes e, anos mais tarde, se mudaram em definitivo para Porto Feliz, onde adquiriram um estabelecimento comercial chamado “Cantina Monções”.

Estudou no Externato São José, em Porto Feliz e aos 16 anos começou a trabalhar na Rádio Emissora Portofelicense, marcando o início de sua trajetória junto ao rádio, a sua grande paixão. Depois desse início de carreira como radialista, foi contratado pela Rádio Convenção de Itu. Anos mais tarde trabalhou na Rádio Brasil em Campinas, tendo realizado a cobertura da posse do presidente da república Trancredo Neves, em Brasília, em 1985.

Logo depois, foi contratado pela Jovem Pan de São Paulo como repórter esportivo. Foi setorista esportivo por muito tempo, ou seja, acompanhava o dia-a-dia dos times da Portuguesa, e depois do Palmeiras, para levar a informação durante toda a programação da Jovem Pan. Participou também como repórter esportivo de transmissões ao vivo pelo Brasil, na cobertura dos mais variados campeonatos como basquete, natação, vôlei; da corrida de São Silvestre e de jogos da Seleção Brasileira de Futebol. Rapidamente chegou a segundo repórter dessa emissora.

Em 1990, Ercolin ganhou a Bola de Ouro, principal prêmio do jornalismo esportivo, como repórter de campo revelação.

No início da década de 1990, Ercolin deixou a Jovem Pan em São Paulo e decidiu ficar próximo da família. Casado com Simone Maria Mazeto Ercolin, o casal teve duas filhas: Anna Carolina, médica veterinária; e Anna Maria, advogada.

O radialista chegou a cursar jornalismo na Faculdade de Jornalismo da Fundação Cásper Libero, mas parou para se dedicar apenas ao trabalho. Anos depois, ele se formou em direto pela Faculdade de Direito de Itu, mas não exerceu a profissão, tendo sido contratado pela então rádio Ipanema de Sorocaba.

Em Sorocaba, o jornalista trabalhou por 30 anos, onde foi âncora do Jornal da Manhã, que lhe trouxe muito sucesso, carinho e reconhecimento dos ouvintes e dos milhares de entrevistados, alguns com expressões nacionais e internacionais.

Ercolin desempenhou seu papel de principal apresentador do Jornal da Manhã, seja pela Rádio Ipanema, seja pela migração para a Jovem Pan Sorocaba, franquia do Sistema Jovem Pan de Comunicação, de forma ímpar, não só pela inteligência de suas entrevistas, como a capacidade de improvisação que lhe proporcionava fôlego em transmissões de horas a fio, sem interrupção, como era o caso da cobertura das eleições, tradicionalmente feita pela emissora.

Com seu jeito alegre e generoso, Ercolin cativou todos que o conheceram. Seu talento e credibilidade tornou Ercolin uma das grandes referências no jornalismo brasileiro. Seu trabalho, além de informativo, cumpria também um papel social, tendo recebido do TRT da cidade de Campinas a Comenda da Ordem do Mérito, uma das maiores honrarias do país, por indicação do Desembargador João Batista Martins Cesar, em março de 2016.

José Roberto Ercolin faleceu no dia 13 de março de 2021, vítima de um infarto fulminante, trazendo uma grande perda para familiares e o radiojornalismo brasileiro.