Dispõe sobre a concessão da Medalha de Mulher Empreendedora “Ana Abelha” à Ilustríssima Senhora “IRENE SOUZA LIMA DE ALMEIDA”.
JUSTIFICATIVA:
Irene Souza Lima de Almeida
Nasceu em 17 de janeiro de 1952 em Vitória, ES.
Iniciou seus estudos de música aos 8 anos de idade na cidade de Caruaru, PE, sendo seu primeiro instrumento o acordeom. Naquela época participou de uma “orquestra sanfônica” com 150 acordeons, ocasião em que conheceu pessoalmente o famoso cantor Luiz Gonzaga.
Depois passou a dedicar-se ao piano clássico, tendo feito os seguintes estudos:
Curso Superior de Música – Bacharelado em Instrumento, habilitação em piano no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, SP.
Realizou diversos Cursos de Extensão Universitária, cinco dos quais na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, nas áreas de:
Psicomotricidade,
Educação Musical,
Musicalização Infantil para Professores,
Coro Infantil e Regência de Coro Infantil,
Curso Internacional Sobre o Método Kódaly (Koday),
Introdução à Musicoterapia, Percepção e Musicalização Infantil para Professores
Participou de congressos e seminários, incluindo duas temporadas no Festival de Inverno de Campos do Jordão como professora convidada de Educação Musical Infantil e para Educadores, e Seminário Internacional de Educação Musical – Itaú Cultural, entre outros.
Atividades Profissionais
Durante quase 50 anos, a professora Irene se dedicou a investir na educação musical infantil, área em que atuou intensamente como empreendedora e incentivadora, criando vários projetos de capacitação musical para crianças e adolescentes e, posteriormente para adultos.
Começou a dar aulas de piano, ainda como estudante, em São Paulo, e posteriormente no Rio de Janeiro.
Em 1975 mudou-se para Santo André, SP, onde ministrou aulas para dezenas de alunos, alguns dos quais se destacaram, sendo classificados como primeiros colocados em múltiplos concursos na cidade e no Estado.
Alguns dos alunos brilhantes que ela iniciou na música, hoje ocupam posição de destaque nessa área: Lineu Soares, compositor, maestro e produtor musical de projeção nacional; Karin Fernandes, hoje concertista internacional de piano. Preparada pela Profa. Irene, foi vencedora de concurso nacional de melhor intérprete de música brasileira aos 10 anos de idade; Eduardo Alves, pianista profissional, professor de música e produtor musical; Alessandra Samadello, cantora gospel e pianista, dentre muitos outros que também se projetaram no campo musical.
Em 1985 mudou-se para Tatuí, onde encontrou campo fértil para implantar diversos projetos relevantes no Conservatório Musical Dr. Carlos de Campos, instituição ligada à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a maior instituição de música e arte dramática da América Latina, onde atuou por 28 anos.
Iniciou ali seu trabalho como professora de piano. Em seguida, com o apoio da direção do CDMCC implantou o projeto de Musicalização Infantil para crianças a partir de 4 anos de idade. Esse empreendimento chegou a alcançar cerca de 700 crianças anualmente, despertando enorme interesse por parte de crianças e famílias.
Com o sucesso desse empreendimento, ela implantou no Conservatório de Tatuí o Curso de Musicalização Infantil para Educadores, por meio do qual centenas professores, tanto da cidade quanto de outros municípios do Estado, foram capacitados para ministrar aulas de música em suas escolas. Por 15 anos foi a coordenadora desses projetos, liderando uma equipe de mais de 10 professores.
Ministrou mais de 20 cursos e workshops na área de musicalização infantil para professores em diversas cidades do Estado de São Paulo a convite de faculdades e prefeituras municipais:
Publicações:
Livros: Casa das Artes e A Arte de Musicalizar
Escreveu, por quase 10 anos, uma seção de música para crianças na conhecida revista infantil Nosso Amiguinho, com circulação, na época, de mais de 150 mil exemplares mensais. Hoje, ela ainda tem o reconhecimento de muitos leitores, agora adultos, pelas instruções musicais da “Tia Irene” através dessa revista.
Ao mudar-se para Sorocaba, em 2016, pensou em se aposentar, mas a vocação musical para o ensino e seu espírito empreendedor falaram mais alto e ela continua a dar aulas particulares de piano.
Além de aulas para crianças, ela passou a dar aulas para adultos, entre eles, advogados, dentista, administrador de empresa e outros profissionais liberais. Estudos científicos recentes comprovam que o estudo de música abre novas conexões cerebrais e contribui para retardar o envelhecimento. Sua aluna mais idosa tem 72 anos e afirma que encontrou mais prazer e disposição na vida depois de começar a estudar música.
A Profa. Irene dedica-se intensamente ao seu atual empreendimento musical e tem certeza de que está contribuindo para que seus alunos, tanto crianças quanto adultos, sejam cidadãos mais bem preparados para a vida, considerando que a música age em todos os campos do desenvolvimento pessoal de quem se dedica a essa arte, mesmo que não siga a carreira de músico profissional.
Pela sua dedicação e determinação, que resultaram em grande destaque como empreendedora no município de Sorocaba, a Sra. Irene Souza Lima de Almeida merece o reconhecimento de nossa comunidade, motivo pelo qual solicito o apoio dos Nobres Pares na outorga desta justa homenagem.