Dispõe sobre a concessão do Diploma Mulher-Cidadã Salvadora Lopes à Ilustríssima Senhora “ELISA DA SILVA RODRIGUES ”.
JUSTIFICATIVA:
Elisa da Silva Rodrigues nasceu no dia 21 de setembro de 1948, em Crato, Ceará.
Filha de Francisca Teixeira da Silva e Luiz Carneiro da Silva, veio para Região de Presidente Prudente em São Paulo com 7 anos, e mudou-se para Mato Grosso com 10 anos onde permaneceu até os 14 anos. Quando então mudou-se para Cafezal no Paraná e passou a trabalhar com uma família norte americana cuidando de 8 crianças até os 19 anos, tendo contato com eles até hoje.
Casou-se aos 25 anos com Manoel José Rodrigues, seu companheiro a quase 50 anos. Na oportunidade fixaram residência da cidade de Pérola, Paraná. Em 1975 Elisa mudou-se para Sorocaba, grávida de seu filho, Claudemir Manoel Rodrigues, hoje pai de Iracema com 12 anos e Sebasthian com 9 anos, netos de Elisa a quem ela dedica os cuidados.
Uma mulher de lutas em Sorocaba residiu na Via Jardini, Jardim São Marcos e desde 1983 reside no bairro Mineirão atuando em sua comunidade e reconhecida como líder comunitária. Atua na Pastoral da Criança, ministra da Eucaristia (enfermos) na Pastoral da Saúde, Catequista atua no projeto Flor Maria, atuou no combate a desnutrição infantil e de gestantes pela produção e fornecimento da "Multi mistura" e xaropes naturais para resfriado no bairro.
Entre 1990 e 2000 atuou no Clube de Mãe - Promogest, auxiliando gestantes na confecção de enxoval e também na arrecadação de roupas, levando alimentos às necessitadas.
Participou da política Sorocabana quando a Câmara Municipal tinha seu prédio na rua Brigadeiro Tobias, sempre em busca por melhorias para a comunidade. Em 2003 formou-se Promotora Legal Popular - PLP.
Durante a pandemia confeccionou máscaras para a população, pães r promoveu arrecadação de alimentos pela Produção Humana, grupo da Igreja Católica, sempre atenta às necessidades de sua comunidade destacando-se em suas atuações e lutas.