Dispõe sobre denominação de “JOSEPH CYRIL BAMFORD” a uma via pública de nossa cidade e dá outras providências.
JUSTIFICATIVA:
Joseph Cyril Bamford nasceu em 21 de junho de 1916, em uma família católica de Uttoxeter em Staffordshire (reino Unido), proprietária da Bamfords Ltd, uma empresa de engenharia agrícola. Seu bisavô Henry Bamford nasceu em Yoxall, e criou seu próprio negocio de ferragens, que em 1881 empregava 50 homens, 10 meninos e 3 mulheres. Bamfords Internacional Farm Machinery se tornou um dos principais fornecedores de equipamentos agrícolas do país, famosa pelos seus ancinhos, cortadores e motores de pé, que eram exportados para todo o mundo. A empresa cessou as suas as suas atividades em 1986.
Depois de frequerntar Stonyhurst College em Lancashire, Bamford juntou-se à empresa Alfred Herbert, em Coventry, então a maior fabricante de máquinas ferramenta do Reino Unido. Em 1941 foi convocado pela RAF para servir na II Guerra Mundial. Trabalhando no abastecimento e na logística de tropas.
Quando voltou para casa em 1944 JC Bamford trabalhou para English Electric, desenvolvendo equipamentos de solda.
Em outubro de 1945 Bamford alugou uma garagem de 3 por
Uma de suas filosofias era: “Concentre-se no que você faz melhor, seja inovador, e re-investir no desenvolvimento de produtos e nas recentes tecnologias de fabricação”; resultou em uma série de inovações líderes de mercado:
1948 – Introduziu o reboque hidráulico.
1950 – Mudou-se para uma antiga fábrica de queijo velho em Rocester onde passou a empregar 6 pessoas.
1951 – Começou a pintar o seu amarelo nas máquinas.
1953 – Trouxe o seu produto mais inovador, a primeira retroescavadora do mundo.
1957 – Lançou o “hydra-digga”, incorporando a escavadeira e o carregador como uma ferramenta única para todos os fins que foi útil tanto para o mercado agrícola bem como para indústria da construção, que cresceu com JCB.
1991 - Trouxe à tona o JCB Fastrac, trator agrícola de alta velocidade.
JCB ganhou 7 prêmios “Queen´s Award for Exposts” conferidos pela Rainha para empresas exportadoras já que suas vendas se esparalharam para mais de 130 países ao redor do mundo. Em 1993 se tornou o primeiro e, até atualmente, único cidadão a ser homenageado na Associação de Fabricantes de Equipamentos Hall of Fame.
O que fez Bamford diferente de muitos engenheiros, é que era também um grande promotor dos produtos. Bamford pessoalmente exigia diariamente de sua equipe a informação de quantos veículos “JCB Amarelo” ficaram parados aguardando peças de reposição. Bamford criou a imagem que equipamentos JCB estavam lá para trabalhar, e se a maquina estava parada ele queria saber os motivos, assim ele ganhou 95% do mercado de maquinas no Reino Unido.
Um dos primeiros Learjets na Europa foi comprado para voar com clientes que vinham de fora do Reino Unido, que ao chegar eram levados para fábrica
Bamford era não-fumante abstêmio, que era tão cuidadoso com seu dinheiro que ele alegou que sua esposa ainda fazia as suas próprias cortinas, Bamford trabalhava das 9:00h às 23:00h, diariamente. Ele viu seu papel na vida de forma semelhante À de seus antecessores religiosos, as famílias Cadbury e Lever. Ele constituiu Rocester ao longo das linhas de Bourneville e Port Sunlight, criando um centro de produção eficiente e uma “casa” virtual para seus empregados. A fabrica foi construída numa área de 10 mil hectares (40 Km2) de terreno paisagístico em que os empregados de sua empresa podiam caçar, pescar, nadar e praticar remo.
Em 1975 Bamford e sua esposa Marjore com quem casou em 1941 entregou o negócio para seus dois filhos, e retirou-se para a Suíça como um exílio imposto. Ele continuou a projetar os dois barcos e motores diesel, bem como o seu próprio jardim. Bamford foi agraciado com o grau honorário de Doutor em Tecnologia de ambos os Loughborough University em 1989, e Keele University em 2000.
Bamford morreu em uma clinica de Londres em 01 de Março de 2001. No momento de sua morte JCB era a maior empresa de engenharia privada na Grã-Bretanha, empregando 4.500 pessoas com fabricação de 30 mil máquinas por ano em 12 fábricas em três continentes. Tinha um faturamento de 850 milhões de libras em 1999, com vendas em 140 países.
No National Portrait Gallery tem seu retrato feito por Lucinda Douglas-Menzies.
São por esses e por outros motivos que solicito a colaboração dos demais Pares para oferecer essa homenagem a uma pessoa de grande reconhecimento na região.
S/S., 17 de janeiro de 2012.
JOÃO DONIZETI SILVESTRE
Vereador.