Dispõe sobre denominação de “CAPITÃO JAYME MACHADO DA SILVA” a uma praça pública de nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 13/12/2019
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

Justificativa:

Capitão Jayme Machado da Silva, nascido em 09 de maio de 1922 na cidade do Rio de Janeiro/RJ, filho de José Henrique da Silva e Noemi Machado da Silva.

Começou sua carreira no Tiro de Guerra aos 17 anos, prestando serviço militar em Campos no Estado do Rio de Janeiro. Fez também carreira em Armas e foi promovido à oficial e assim transferido para a Força do Exército Brasileiro - FEB quando foi convocado para a Guerra na Itália por 01 (um) ano.

Voltando da Guerra, casou-se com Ivone Machado da Silva, desta união nasceram 05 (cinco) filhos, a 1ª falecida com nove meses, Jeani Machado de Almeida, Janete Machado Corrá, Carlos Magno Machado da Silva e Janice Machado da Silva.

Exerceu suas funções militares em vários locais, no Forte de Coimbra no Mato Grosso, em seguida foi transferido para Itu e por último para Sorocaba quando ocupou a chefia da 1ª Delegacia do Serviço Militar do ano de 1966 à 1973.

Em sua trajetória profissional se dedicou 39 anos, 9 meses e 11 dias ao Exército Nacional, recebendo várias condecorações, medalhas de bronze e prata, e a de ouro pelo General Raimundo Neto Correa em 04 de outubro de 1973.  

Como filho, irmão, pai, profissional e amigo podemos dizer alguns adjetivos: corretíssimo, justo, protetor, digno e honesto, deixou saudades aos que tiveram o prazer em conhecê-lo no dia 15 de setembro de 2012.