Dispõe sobre denominação de “THEREZA METIDIERI GAZOLLI” a uma via pública e dá outras providências.

Promulgação: 17/05/2019
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:

SAJ-DCDAO-PL-EX- 104/2019

Processo nº 8.205/2019

Excelentíssimo Senhor Presidente:

Tenho a honra de encaminhar à apreciação e deliberação de Vossa Excelência e Nobres Pares o presente Projeto de Lei, que dispõe sobre a denominação de “THEREZA METIDIERI GAZOLLI” a uma via pública e dá outras providências.

Inicialmente, cumpre informar que este Projeto de Lei é consequência de sugestão efetivada pelo Vereador Engenheiro Martinez, com a apresentação da justificativa que segue abaixo:

“Thereza, nascida em 11 de junho de 1934, na cidade de Sorocaba, apesar de não ter formação escolar, era uma pessoa culta que lia muitos livros e jornais. Para ela, a liberdade de imprensa era uma das mais belas conquistas da democracia, é aliada a irmã siamesa da livre manifestação de pensamento. Pensares iluminados não teria ganho o mundo para transformá-lo em algo melhor, não fosse a imprensa e a liberdade de que goza, nos países democráticos.

Na memória de Sorocaba e Votorantim estão registrados os nomes de várias mulheres que se dedicaram a vários ofícios de ajudar entidades beneficentes. Thereza resolveu se dedicar e ajudar várias instituições carentes de Sorocaba e de Votorantim, junto com Cleide Loureiro, Rosália Alcoléa, Aparecida Sola, Mazé Miguel, Enezer Moreno, Darci Arcuri, Terezinha Soares, Odila Caldini Crespo entre outras.

Thereza investiu-se desta missão de amor e desprendimento para cumpri-la, nada representava um sacrifício era de dia, de noite, com sol, lá ia Thereza se dedicar aos mais carentes e aos mais pobres destas duas cidades. Fez parte da APAE de Sorocaba, Monteiro Lobato, entre outras instituições. Pelo amor que demonstrou às pessoas e à vida, por sua dedicação ao próximo, Dona Thereza sempre será lembrada por todos quais ajudou.

Para perpetuar sua memória, o modelo de integridade e amor aos semelhantes, sua família gostaria de render-lhe homenagem oficial. Dando seu nome a uma Rua, nessas cidades.

Dona Thereza foi casada com o falecido empresário dono de camisarias, João Gazolli e teve duas filhas, Selma Maria Gazolli e Sueli Gazolli Campos (In Memorian) .

Duas funcionárias exemplares que se dedicaram a educação em prefeitura e escolas particulares.

Thereza morou toda vida em Sorocaba depois de casada, até falecer em 1985 em Sorocaba. Nasceu em Votorantim na época que a cidade era uma vila da cidade de Sorocaba.

Foi Diretora Social do Clube de Campo de Sorocaba onde fazia almoços junto com Dona Leda Borguese Rodrigues para reverter o dinheiro para instituições.

Recordando o relacionamento que tivera com sua mãe, principalmente no período da formação de sua mentalidade foi muito importante na sua vida. Filha de Domingos Flora Perick Metidieri.

Até hoje Dona Thereza não foi homenageada pelo que fez por nenhuma das duas cidades, Dona Thereza deixa saudades…”.

Por todas as razões aqui expostas, entendo estar devidamente justificado o presente Projeto de Lei, conto com o costumeiro apoio de Vossa Excelência e D. Pares no sentido de transformá-lo em Lei, solicitando ainda que sua apreciação se dê em REGIME DE URGÊNCIA, na forma disposta na Lei Orgânica do Município.