Dispõe sobre denominação de “MOACYR BOLINA” a uma via pública e dá outras providências.
JUSTIFICATIVA:
SAJ-DCDAO-PL-EX- 100/2019
Processo nº 4.492/2019
Excelentíssimo Senhor Presidente:
Tenho a honra de encaminhar à apreciação e deliberação de Vossa Excelência e Nobres Pares o presente Projeto de Lei, que dispõe sobre a denominação de “MOACYR BOLINA” a uma via pública e dá outras providências.
Inicialmente, cumpre informar que este Projeto de Lei é consequência de sugestão efetivada pelo Vereador Irineu Toledo, com a apresentação da justificativa que segue abaixo:
“Nascido no dia 8 de maio de 1937, antigo Distrito de Piragibu e hoje Bairro do Éden, onde toda sua família Bolina foram também os pioneiros deste Distrito do Piragibu, onde ainda não havia progresso e todo o local eram só fazendas e matas fechadas, havendo apenas uns poucos moradores neste bairro do Éden que conta com mais ou menos 60 mil moradores, onde toda a família Bolina foi também pioneira neste bairro, onde é uma Zona Industrial com mais de 1800 indústrias e mais de 170 mil moradores. A família Bolina, sempre foi, de maneira ostensiva, promotora do trabalho social. Suas vidas sempre foram pautadas pela busca da igualdade e inclusão das pessoas de uma classe menos favorecida na sociedade.
Como o brilho e a leveza do cristal, mas também como a imprescindível dureza do diamante, Sr. Moacyr Bolina, utilizava sempre da sua capacidade de tirar jovens das ruas e dar oportunidades no time local conhecido como “Clube Atlético do Éden”, onde por muitos anos ajudou o time de diversas formas sempre pautado na luta pelo bem comum, se posicionando contra alguns princípios do capitalismo que determinam que um ganhe e os outros percam.
Com a denominação de Bairro do Éden, e assim extinguindo o Distrito do Piragibu, Sr. Moacyr Bolina, mesmo jovem e onde as oportunidades eram maiores mesmo para aqueles que ainda não tinham uma escolaridade completa, trabalhou 42 anos de toda sua vida neste novo Bairro Éden, em empresas conceituadas para sustentar seus quatro filhos e fazer o trabalho social que sempre pautou a sua vida, onde aposentou na antiga “Empresa Cianê de Estamparia”.
Sr. Moacyr Bolina, era muito querido por todos, pois sempre fez da sua vida exemplo para todos, veio a óbito no dia 11 de março de 1990, de Insuficiência Respiratória e AVC, findando assim um ilustre cidadão do nosso bairro centenário, da qual toda sua família faz parte até hoje.
Por todas as razões aqui expostas, entendo estar devidamente justificado o presente Projeto de Lei, conto com o costumeiro apoio de Vossa Excelência e D. Pares no sentido de transformá-lo em Lei, solicitando ainda que sua apreciação se dê em REGIME DE URGÊNCIA, na forma disposta na Lei Orgânica do Município.