Declara de Utilidade Pública a Organização Não Governamental “Bem Mais Saúde – Combate ao Câncer e Doenças Crônicas” e dá outras providências.

Promulgação: 26/04/2019
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:

 

O BEM MAIS SAÚDE tem a assistência social como instrumento de beneficência, defesa, proteção e de promoção da saúde das pessoas acometidas por doenças crônicas, em consonância com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e demais legislações da assistência social diretamente ligada à área da saúde.

Promover, defender, amparar e proteger pacientes acometidos por doenças crônicas através de ações de assistência social na área de saúde às pessoas acometidas por doenças crônicas, que estejam em situação de vulnerabilidade social, assim como seus familiares/cuidadores que façam parte da composição familiar onde todos residem juntos.

O câncer é uma doença crônica de grande incidência e provoca danos físicos e emocionais ao paciente e a seus familiares.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Gomes de Alencar (INCA), órgão ligado ao Ministério da Saúde, estima-se, para o Brasil, biênio 2018-2019, a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer, para cada ano. Excetuando-se o câncer de pele não melanoma (cerca de 170 mil casos novos), ocorrerão 420 mil casos novos de câncer. O cálculo global corrigido para o sub-registro, segundo MATHERS, aponta a ocorrência de 640 mil casos novos. Essas estimativas refletem o perfil de um país que possui os cânceres de próstata, pulmão, mama feminina e cólon e reto entre os mais incidentes, entretanto ainda apresenta altas taxas para os cânceres do colo do útero, estômago e esôfago.

O HIV também pode devassar a vida do infectado e atingir fortemente o equilíbrio socioeconômico, mental e emocional dos seus familiares, além de poder ser transmitida, caso não saiba da infecção e não haja orientações e cuidados necessários. O Ministério da Saúde calcula que existam 827 mil soropositivos no Brasil, sendo que 112 mil não sabem que têm o vírus.

A doença renal, do fígado, do coração, de Parkinson, esclerose múltipla, hanseníase, diabetes, entre outras, também alteram a rotina e os cuidados com as pessoas acometidas. Todas essas doenças geralmente causam transtornos financeiros, econômicos e sociais que necessitam ser atenuados, suavizados pela ação humanizada dos serviços de saúde pública ou particular.

Trata-se de serviço social e educação preventiva de grande importância, uma vez que o atendimento desenvolvido pela BEM MAIS SAÚDE visa possibilitar uma melhora significativa nas suas condições de vida do usuário, assim como de seus familiares e a comunidade em geral.

Trata-se de um trabalho de elevada relevância social, pois, com o atendimento desenvolvido pela BEM MAIS SAÚDE, os assistidos apresentam melhora significativa nas suas condições de vida, assim como de seus familiares.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Serviço Social

A assistência social é direito do cidadão e dever do Estado, é uma Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, e se realiza através de um conjunto de forma integrada às políticas setoriais, visando ao enfrentamento da pobreza, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais.

Psicologia

A psicoterapia tem por objetivo: Atuar na promoção e na prevenção de doenças, buscando assim, oferecer uma melhor qualidade de vida para os assistidos, cuidadores e familiares da instituição; Assegurar a prestação de assistência psicológica, que é uma das necessidades previstas na política de assistência social visando a proteção social (psicossocial); Através de técnicas específicas no atendimento psicológico, as quais buscam detectar, avaliar e atuar diante de quadros psico-reativos e alterações psicológicas que possam comprometer o processo de tratamento; Fornecer apoio e orientação psicológica, suporte afetivo e terapêutico aos assistidos, cuidadores e familiares, visando minimizar o sofrimento inerente ao processo de doenças, hospitalização e tratamento; Atuar de forma ética, humanizada e integrativa com a equipe interdisciplinar da instituição visando favorecer a relação da equipe – assistidos – cuidadores – familiares.

Terapia em Grupo

Promover a saúde e o conhecimento pessoal através de um processo que envolve o ser humano e suas relações, desenvolvendo assim, atitudes onde os indivíduos repensam seu caminho e com isso, criam novas formas e condições de realizar novas ações de pensar e agir que irão contribuir para seu crescimento e desenvolvimento de atuação psicossocial no seu cotidiano, recodificando assim seu comportamento e pensamento.

Arteterapia

Promover a saúde, o bem-estar psico-físico-social e desenvolver o equilíbrio entre a mente e o corpo, através do recurso expressivo da simbologia, da proteção de conectar o mundo interno e externo do indivíduo, permitindo que o ser humano entre em contato com as imagens do inconsciente e a expressar (canalizar) o que precisa ser transformado, codificado. Adquirindo assim, mais qualidade de vida através da projeção (expressão da arte, do fazer artístico)

Nutrição

Buscar identificar possíveis situações de risco nutricional já instalado ou em eminência de acometimento do assistido oncológico, através da avaliação e antropométrica, anamnese nutricional e exames laboratoriais quando o assistido dispuser. Realizando então o diagnóstico nutricional elaborando um plano de tratamento, em que a orientação nutricional, a prescrição de tratamento específico e uso de suplementação quando indicada, além do acolhimento e atendimento humanizado, observará estratégias e ações conjuntas sempre em sintonia com a equipe interdisciplinar na própria instituição e em domicilio quando necessário, com o intuito de manter ou recuperar o estado nutricional do assistido.

Fisioterapia

A fisioterapia em oncologia tem por objetivo: prevenir e tratar as complicações do tratamento oncológico (quimioterapia, radioterapia, cirurgia e/ou tratamento combinado); manter e restaurar as funções motoras, dermato-funcionais, neurológicas e vasculares; minimizar sequelas; manter qualidade de vida e melhorar condições de sobrevida (Cuidados paliativos).

Terapias alternativas complementares

Tendo como foco a qualidade de vida do assistido, a instituição proporciona este atendimento como complemento ao tratamento. É comprovado que terapias complementares podem ser utilizadas com segurança para controlar os efeitos colaterais do tratamento convencional do câncer ou melhorar o físico e bem-estar emocional do paciente. São elas:

Reiki

É uma forma de terapia baseada na manipulação de energia vital (ki), restabelecendo o equilíbrio e, assim eliminar a doença e promover a saúde.

Reflexologia

É uma forma simples, não invasiva, inofensiva e natural de otimizar a saúde. Ela trás enormes benefícios psicológicos e fisiológicos a todos os sistemas do corpo. A reflexologia é um tratamento, cuja finalidade é ativação dos poderes de cura inatos no próprio corpo.

Acupuntura

Acupuntura é excelente opção de tratamento complementar, por defesa de ansiedade e tensões, através do equilíbrio e energia vital e as forças gerando corpo e mente e não apresenta efeitos colaterais e pode ser associada ao tratamento medicamentoso prescrito pelo médico. A acupuntura é uma ótima maneira para se livrar das noites mal dormidas. É uma técnica que trabalha o indivíduo de forma integral, equilibrando o corpo e a mente, não apresenta efeitos colaterais e pode ser associada ao tratamento medicamentoso prescrito pelo médico. Estudos têm demonstrado que a acupuntura regula a secreção de melatonina, substância responsável pelo sono.

Auriculoterapia

Auriculoterapia uma técnica integrante da Medicina Tradicional Chinesa, que utiliza a orelha para diagnóstico e tratamento de diversas disfunções orgânicas e emocionais. A orelha é considerada um microssistema, sobre ela está projetado o corpo humano, todos seus órgãos, membros e funções. Na presença de um desequilíbrio funcional a região correspondente na orelha apresenta sinais tais como vermelhidão, eczemas e outros sinais.

Atividades de arte, cultura e lazer

Construir um espaço de convivência por meio de atividades diversificadas e aprendizagens ao desenvolvimento e desempenho ocupacional do assistido/familiar, propiciando momento de criatividade, reflexão mental, psiquica e emocional.

Pintura em Tela

Facilitar o procedimento de execução do desenho e da pintura ao máximo, de forma a permitir que qualquer pessoa, sem conhecimento, mas com intuição e interesse artístico, possa conseguir o seu objetivo.

Recreação

Oferecer um momento de lazer e socialização aos assistidos cadastrados na Instituição, mudando o foco da doença e do desgaste do tratamento.

Dia da Beleza

Oferecer atendimento gratuito para ambos os sexos, colaborando com o resgate da autoestima.

Assistência Jurídica

Oportunizar o acesso à Justiça com a assistência Jurídica gratuita aos assistidos da Instituição.

Campanhas de Educação Preventiva e material de apoio

Promover campanhas Preventivas Primárias no que se refere a medidas gerais que podemos propor a pessoas da comunidade em geral com o intuito de prevenir a exposição a fatores que poderiam provocar o aparecimento de doenças crônicas. Trata-se, portanto, de orientações a pessoas que não tem o diagnóstico, mas, ao se exporem a fatores de risco, tais como tabagismo, obesidade, exposição ao Sol, Etilismo (consumo excessivo de álcool), reposição hormonal, dieta e infecções, poderiam eventualmente desenvolver uma doença crônica.

Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Contribuir para o resgate do conhecimento pessoal através de um processo que envolve o ser humano e suas relações, desenvolvendo assim, atitudes onde os usuários repensam seu caminho e com isso, criam novas formas e condições de realizar novas ações de pensar e agir que irão contribuir para seu crescimento e desenvolvimento nas ações do seu cotidiano, recodificando assim seu comportamento e pensamento.

Considerando que o grupo favorece a identificação dos participantes onde a experiência do outro pode se tornar enriquecedora e favorável.

Campanha Outubro Rosa

O Outubro Rosa faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil com ações praticadas pela BEM MAIS SAÚDE – Combate ao Câncer e Doenças Crônicas, na disseminação desta importante ação: prevenção e diagnóstico precoce da doença.

As atividades são desenvolvidas nos Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS), nas escolas, nos terminais e nos Postos de Saúde, locais onde recebem orientações sobre a importância do autoexame, mamografia e consultas regulares aos profissionais da saúde, acompanharam palestras elucidativas e vídeos contendo instruções de como realizar o autoexame da mama.

Por esse conjunto de ações brilhantemente desenvolvidas é que proponho que seja concedido a BEM MAIS SAÚDE – Combate ao Câncer e Doenças Crônicas, a Declaração de Utilidade Pública do Município de Sorocaba.