Dispõe sobre denominação de “PROFESSOR EURÍPEDES MACHADO RODRIGUES” à uma via pública e revoga expressamente a Lei Municipal nº 11.671, de 2 de março de 2018 e dá outras providências.

Promulgação: 11/03/2019
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:

SAJ-DCDAO-PL-EX- 01/2019

Processo nº 458/2018

Excelentíssimo Senhor Presidente:

Tenho a honra de encaminhar à apreciação e deliberação de Vossa Excelência e Nobres Pares, o presente Projeto de Lei que dispõe sobre a denominação de “Professor Eurípedes Machado Rodrigues” a uma via pública e dá outras providências.

Inicialmente cumpre informar que este Projeto de Lei é consequência de sugestão efetivada pelo I. Vereador Renan dos Santos, com a apresentação da Justificativa que segue abaixo:

O Sr. Eurípedes Machado Rodrigues nasceu em Ribeirão Preto/SP e iniciou sua carreira como professor de Matemática em Goiânia, ali firmando-se e sendo reconhecido como um dos melhores professores dos cursinhos pré-vestibulares da época. Mudou-se para a cidade de Bauru/SP, onde trabalhou nos colégios Anglo e Objetivo também como professor de Matemática nos preparatórios para os vestibulares mais importantes do Brasil. Sempre nessa esteira, veio transferido para o colégio Objetivo de Sorocaba de onde, além de lecionar no ensino médio, se capacitou pós-graduado, assumindo aulas na Esamc e Unip.

Eurípedes Machado Rodrigues, ou Professor Machado, como era conhecido por seus alunos e colegas de trabalho, dedicou sua vida a duas coisas: cuidar de sua família e ensinar matemática.

Cabe também destacar sua participação ativa na defesa dos direitos do trabalhador e da valorização dos professores, tornando-se figura marcante nas lutas da categoria. Exerceu atuação exemplar no Sindicato dos Professores de Sorocaba e Região por 23 (vinte e três) anos, entidade da qual foi tesoureiro, membro do Conselho Fiscal, exercendo ainda a Presidência entre 2003 e 2007.

Como pai e avô também exerceu dignamente seu papel. Foi exemplar. Seu falecimento em 20 de junho de 2016 deixou entristecidas, não só a viúva, Sra. Marlene de Morais Machado Rodrigues, as duas filhas: Giselle e Ana Paula, quatro netos, assim como todos os que o conheceram.

A história como professor do Sr. Eurípedes Machado Rodrigues é recheada de muita dedicação, estudo, capacitação e amor ao magistério. As lembranças deixadas pelo Professor Machado são as de um excelente profissional, dedicado, cumpridor de suas atribuições e um grande educador. Esteve sempre ao lado dos seus alunos nas suas dificuldades, dando a eles o máximo de si e tentando diminuir suas deficiências com o aprendizado de Matemática, sendo, portanto, merecedor da presente homenagem.

Por todas as razões aqui expostas, entendo estar devidamente justificado o presente Projeto de Lei, conto com o costumeiro apoio de Vossa Excelência e D. Pares no sentido de transformá-lo em Lei, solicitando ainda que sua apreciação se dê em REGIME DE URGÊNCIA, na forma disposta na Lei Orgânica do Município.