Dispõe sobre denominação de “SIDNEY CALDINI” a uma via pública e dá outras providências.
Sorocaba, 13 de junho de 2 018.
SAJ-DCDAO-PL-EX- 056/2018
Processo nº 13.676/2018
Excelentíssimo Senhor Presidente:
Tenho a honra de encaminhar para apreciação e deliberação dessa E. Casa o incluso Projeto de Lei que dispõe sobre a denominação de “SIDNEY CALDINI” a uma via pública e dá outras providências.
Sidney Caldini nasceu na cidade de Paraguaçu Paulista, Estado de São Paulo no dia 31/08/1929. Filho de Waldomiro Caldini e Izolina Vieira Caldini.
Seu primeiro emprego foi como balconista na famosa Relojoaria Invicta no centro da cidade. Desde então também acompanhava o pessoal da Rádio Clube Marconi, A.M. Possuidor de uma bela voz, em 1947 foi convidado para trabalhar com a equipe da rádio.
Desenvolveu seu trabalho na rádio e um dia, durante o seu programa, recebeu a visita do alfaiate Sr. Galvão e este pediu uma oportunidade para apresentar suas filhas, uma com cinco anos e outra com sete anos.
A dupla das meninas cantou e encantou os ouvintes do programa. Nascia aí a dupla sertaneja de maior sucesso no Brasil: As irmãs Galvão (hoje As Galvão) e Sidney Caldini daí então as apadrinhou.
Sidney Caldini deixou outras marcas importantes no cenário artístico de Paraguaçu Paulista, pois além de ótimo locutor e apresentador, ele também cantava com a orquestra da Gazeta em vários shows e bailes.
No dia 8 de dezembro de 1954, casou-se na Igreja Matriz de Cândido Mota, S.P., com Iolanda Alves Montório.
Em 1955, nasce o primeiro filho do casal, Claudiney.
Em 1958, mudou-se para a cidade de Sorocaba, na qual começou a trabalhar na famosa PRD7, depois Rádio Clube de Sorocaba. Além de locutor esportivo, feitas no Estádio Humberto Reale, fez várias novelas de rádio inclusive transmitidas pela Rádio Tupi de São Paulo. Apresentou vários programas de calouros que eram realizados no extinto Cine Caracante na Rua Benedito Pires, centro da cidade, com sorteios de brindes e apresentação de artistas como Ângela Maria, Francisco Petrônio, Cauby Peixoto e não podia faltar As Galvão que sempre as acompanhou em sua carreira artística. Na Rádio Clube, Sidney Caldini teve seu programa chamado “Fim de Semana”, que ia ao ar ao vivo todos os sábados das 15:00 às 17:00 horas. Recheado de muitas músicas e humorismo. Este programa ficou no ar durante 40 anos sendo considerado o programa sorocabano de maior permanência no ar do interior do Estado de São Paulo. Trabalhou também no departamento de publicidade gravando várias ações de marketing na cidade.
Em Sorocaba, Sidney e Iolanda tiveram mais duas filhas, Maria Angélica e Adriana.
Em setembro de 1999, recebeu das mãos do Vereador Laércio Valone Neto Piantore na Câmara Municipal de Sorocaba, o título de cidadão sorocabano pelos serviços prestados na radiodifusão da cidade de Sorocaba.
Além da Rádio Clube, Sidney Caldini foi também funcionário público estadual exercendo funções no Inst. Educação Júlio Prestes de Albuquerque (Estadão) na qual trabalhava na secretaria e depois na Divisão Regional de Ensino.
Em 8 de novembro de 1999, recebeu o Prêmio Cultural da Música “Ary Barroso” em São Paulo das mãos do apresentador Leão Lobo. Em seguida, fez a apresentação e entregou o troféu as Irmãs Galvão.
Como pai sempre presente, com os filhos e toda família, querido por todos os seus amigos.
Como faz parte de nossa trajetória de vida, nos deixou no dia 28 de fevereiro de 2017, com 87 anos deixando eternas saudades.
Por todas as razões aqui expostas, entendo estar devidamente justificado o presente Projeto de Lei e conto com o costumeiro apoio de Vossa Excelência e D. Pares no sentido de transformá-lo em Lei, solicitando ainda que sua apreciação se dê em REGIME DE URGÊNCIA, na forma disposta na Lei Orgânica do Município.