Cria a campanha permanente de incentivo à doação de medula óssea e o Dia Municipal do Doador de Medula e dá outras providências.

Promulgação: 11/12/2013
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

Justificativa:

O presente projeto de lei visa a consolidar a importância da doação de medula óssea no Município de Sorocaba.

É sabido que, o transplante de Medula Óssea muitas vezes é a ultima ou única esperança de cura para milhares de pessoas que são acometidas de doenças no sangue.

A medula óssea é um tecido encontrado no interior dos ossos, sendo conhecida como “tutano”. Este tecido tem por função a produção de células sanguíneas, como glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas.

Tais componentes sanguíneos são costumeiramente renovados e a medula óssea é responsável por esta renovação e, portanto, o tecido mencionado é dotado de grande atividade. A atividade da medula óssea depende do continuo fornecimento de substâncias.

Doenças que afetam o sangue são oriundas da medula óssea, sendo inevitável o transplante. No entanto, há dificuldades para se encontrar doadores compatíveis. Além disso, a chance disso acontecer, ou seja, doador e receptor compatíveis ocorre, em média, uma em cem mil.

É necessária uma campanha mais intensa para demonstrar que a doação óssea não causa danos à saúde, desmistificando a impressão ruim sobre o procedimento que é utilizado para a doação, esclarecendo toda a população.

Por fim, menos de 10 % da medula é retirada do doador e em menos de quinze dias essa quantidade é reposta integralmente pelo próprio organismo, sendo apenas um incomodo passageiro para quem doa, mas a esperança e uma chance de vida para quem recebe, além de ser um ato de solidariedade.