Dispõe sobre denominação de “WALDEMAR ROSA SANTOS” a uma via pública de nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 09/10/2013
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:

WALDEMAR ROSA SANTOS, brasileiro, nascido no dia 06 de junho de 1920 na cidade de Santo André-SP, casado com Maria de Lourdes, com quem teve 03 (três) filhos: Sônia, Sueli e Valdemar Tadeu. Ao falecer Waldemar tinha 06 (seis) netos e 04 (quatro) bisnetos.

Ainda menino veio com a família para Sorocaba, onde fez o curso primário e Escola de Comércio. Ainda jovem empregou-se na Associação Comercial, onde trabalhou por 17 (dezessete) anos, deixando-a em julho de 1966. Além da sua atividade na Associação Comercial, como Secretário Administrativo, fazia serviços em Escritórios de Contabilidade, na área da elaboração de Contratos Sociais, que ele mesmo os encaminhava à Junta Comercial do Estado de São Paulo, na Rua Barão de Itapetininga, na Capital.

Paralelamente, WALDEMAR militava na área de esportes na nossa cidade e na cidade de Votorantim, principalmente na de futebol varzeano, tendo, inclusive, chegado ao cargo de Presidente da LISOFU (Liga Sorocabana de Futebol), onde foi Presidente por muitos anos.  Na LIVOFU (Liga Votorantinense de Futebol), onde foi um dos seus fundadores, na qual foi agraciado com o título de “Colaborador Patrono da III competição, no 40º aniversário daquela cidade, onde, também, recebeu o título de Sócio-Benemérito.

Como atleta, participou do time do Juventus F.C., isto em 1949 e do Fluminense F.C., onde também foi agraciado com o título de Sócio Benemérito, pelos seus relevantes serviços prestados ao Clube.

Foi homenageado pela “Associação dos Cronistas Esportivos de Sorocaba”, em 30 de maio de 1959, pela sua intensa participação e colaboração em prol do desenvolvimento dos desportos sorocabanos.

Por muitos anos foi diretor do glorioso Esporte Clube São Bento, estando presente quando da sua ascensão à elite do Futebol Paulista.

Em 18 de dezembro de 1995, pelo reconhecimento à sua participação em tempo integral ao esporte sorocabano, recebeu a homenagem do “Mérito Esportivo” do PANATHLON INTERNACIONAL.

Em 20 de abril de 2001 faleceu WALDEMAR ROSA SANTOS, deixando atrás de si o exemplo de dignidade e expoente nas amizades sinceras com todos aqueles que com ele sobreviviam, esportistas em geral e, profunda admiração dos clubes varzeanos de nossa cidade, cuja reciprocidade era também nutrida por ele. Deixou nos corações de todos os seus familiares, amigos, companheiros de trabalho um sentimento de profunda saudade e que nunca será por ninguém esquecida. Plantou nesta vida a semente do amor verdadeiro repleta de uma alegria contagiante (Palavras do Fluminense Futebol Clube, em carta enviada à família por ocasião de sua morte).

Meus caríssimos pares desta Edilidade, o subscritor deste pedido teve a honra de trabalhar com o nosso homenageado na Associação Comercial em 1965, sendo ele um dos seus primeiros amigos nesta maravilhosa cidade, motivo pelo qual peço que comigo, perpetuemos o nome de “WALDEMAR ROSA SANTOS”, em uma vida pública de nossa cidade, devendo constar na Placa além do seu nome a inscrição: “ESPORTISTA EMÉRITO”.