Dispõe sobre denominação de “MERCEDES URQUIZA DESIDERIO DA SILVA” a um próprio municipal e dá outras providências.

Promulgação: 03/04/2013
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:

Mercedes Urquiza Desiderio da Silva nasceu na cidade de Sorocaba /SP em 27 de janeiro de 1951. Filha de Antonio Urquiza Rios e de Maria Del Carmen Urquiza.

Estudou na Escola Senador Vergueiro no curso primário, em seguida foi transferida para a Escola Porto Seguro onde concluiu e após foi para o Ginásio no Colégio Ciências e Letras, Objetivo.

Mercedes desde pequena e na época de estudo primário ajudava seu pai na lavoura, num sítio próprio onde plantava e produzia laranjas na Campininha – Éden, e com a produção de laranjas a mesma comercializava nas feiras livres de nossa cidade na companhia de seu pai Sr. Antonio Urquiza Rios.

Sempre se identificou com o comércio e o tino voltado para vendas, trabalhou na Loja Michelle Bolsas como balconista, de 10/12/71 à 13/09/1990 (Loja de cintos e bolsas de couro, situada na Rua da Penha, 413 – Centro).

Trabalhou na Comercial Dirpom de Couros Ltda, já como Gerente Comercial, esta também no segmento de bolsas e cintos na Rua Dr. Braguinha, 85 – Região Central.

No dia 1º de outubro de 1991, assume a Gerência da Matriz da Le Postiche em Sorocaba no Shopping Esplanada, que após alguns anos passou a se chamar INOVATHI. Em 31 de julho de 2006, completando 35 anos de trabalho no comércio de Sorocaba, aposentou-se, e mesmo sendo incansável com a vinda do Shopping dedicava 14 horas de seus dias de domingo a domingo.

Além dos cargos que ocupou, participava de vários Seminários, Congressos, Feiras e Exposições dentro de seu ramo de atuação.

Recebeu vários prêmios como viagens internacionais, Estados Unidos e Cancun pela capacidade de vendas e também por sua liderança profissional.

Em suas atividades no lar, se dedicou de corpo e alma inteiramente nessa dupla jornada também se destacando a cada dia na arte de cozinhar e inventar receitas deliciosas de doces e salgados, seus sobrinhos freqüentavam sua casa e lembram com carinho do dom culinário que a tia tinha. Gostava de receber a família para festas de aniversário em casa e não abria mão do natal todos passarem com ela.

Sempre se recordava das datas importantes, como aniversário de familiares, amigos e colegas do trabalho, sempre muito detalhista, nunca repetia presente de aniversário por 5 anos dos sobrinhos e sobrinhas.

Seu lazer sempre foi viajar, onde conheceu diversos países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile Espanha e Estados Unidos – Orlando e Miami. Sempre gostou de praias, não entrava na água, mas apreciava o mar de longe.

Gostava de livros de receitas, livros de romance e muitos deles escritos por Sidney Sheldon e Jorge Amado, colecionava livros de perfumes, livros culturais da história do Egito, Grécia e Peru onde não abria mão de enciclopédias e dicionários. Na cabeceira de sua cama sempre a tão famosa e respeitada bíblia sagrada.

De um caráter invejável, nunca reclamava de absolutamente nada, tudo estava bem mesmo nas horas mais difíceis, na dor de uma doença ou mesmo na de uma contrariedade.

Católica praticante, devota de Santa Terezinha, adorava ajudar montar o Presépio de casa muito visitado por autoridades da cidade, como prefeitos e etc..., sempre muito caridosa no trato da assistência social, ajudando entidades de Sorocaba e região.

Deixou saudades em 15 de fevereiro de 2013.