Dispõe sobre a mudança de fiação aérea para subterrânea, e dá outras providências.

Promulgação: 25/07/2012
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:

 

Nos últimos anos, houve um significativo aumento de atividades, de todos os setores, colocados à disposição do mercado consumidor e consequente aumento na demanda da expansão de redes de transmissão de energia elétrica, telefonia, comunicação de dados, televisão a cabo, dentre outros serviços que utilizam cabeamentos.

 

Sorocaba é uma cidade antiga, histórica, com vias não previamente planejadas, sobretudo na região central. Muitas dessas vias antigas, no centro, são estreitas, e isso nunca mais será possível alterar. A região central é e continuará sendo intensamente comercial (a tendência é a criação de mais "calçadões" para pedestres e restrições de acesso aos automóveis).

 

Os postes, que antigamente sustentavam apenas a fiação elétrica, estão sustentando outras fiações: telefone, TV a cabo, internet, etc, e ficando cada vez mais atulhados. Além da "feiura" natural disso, é evidente a poluição visual e os perigos que essa fiação representa.

 

Observa-se que no meio de tantos fios e cabos, existem os de alta tensão, em todos os postes. Existem também transformadores (algumas vezes fontes de ruído e incômodos) e outros equipamentos, agravando a poluição nos postes.

 

Observa-se também, que a região central, sendo comercial, ocupa intensamente não apenas o piso térreo, mas também o primeiro e o segundo piso - cujas janelas ficam exatamente em frente aos transformadores e alta tensão, aumentando ainda mais a poluição, os incômodos e os perigos.

 

Com a modificação do sistema de fiação aérea para o de infra-estrutura subterrânea nas ruas e praças do centro da cidade, além de diminuir consideravelmente o risco de acidentes, a médio prazo, haverá economia de manutenção das redes, que estarão suscetíveis a temporais, quedas de árvores e estarão menos expostas a intervenções clandestinas.

 

A retirada do emaranhado de fios que hoje enfeiam o nosso centro resultaria em uma nova estética, num ambiente mais limpo e agradável, com a valorização da nossa arquitetura. Temos convicção de que a implementação dessa medida trará não só reflexos positivos para a auto-estima dos sorocabanos, mas de que elevará o centro histórico de Sorocaba a um novo patamar em termos de atração turística.

 

Nesse sentido espera-se a aprovação do presente Projeto de Lei que encerra, sem dúvida, elevado interesse público.

 

José Crespo

Vereador