Dispõe sobre denominação de “ROSA BONVECHI” a uma via pública de nossa cidade e dá outras providências.
JUSTIFICATIVA:
Rosa Bonvechi, que era filha de Nazareno Bonvechi e Judith Matteuci, nasceu na Província de Macerata na Itália, no dia 29 de novembro de 1904, migrando para o Brasil na década de 1930, com o marido Albino Sdrubolini, vindo direto à Sorocaba.
Aqui em nossa cidade ficou viúva e casou-se com o Senhor Candido Dias. Dos dois casamentos teve nove filhos: Lício, Maria Augusta, Affonso, Deolinda, Cândida, Emília, Olívia, José e Albina.
Estabelecida no Jardim Simus por mais de 30 anos trabalhou como comerciante na mais conhecida mercearia do Bairro, da qual era proprietária. Nesse Bairro viveu até os últimos dias de sua vida.
Sempre dedicada ao comércio cuidou de encaminhar os filhos nesse mesmo ramo, que graças ao exemplo da mãe, todos se destacaram tornando comerciantes bem sucedidos em vários ramos de negócios aqui em nossa terra.
Dona Rosa, que era italiana de nascimento, veio para o Brasil com 26 anos de idade e logo se adaptou a nossa terra, passando a ter Sorocaba como a sua cidade de coração, pois aqui conseguiu dar qualidade de vida e boa educação aos seus nove filhos.
Seu falecimento, apesar de ter acontecido há 39 anos, ainda é sentido por amigos e familiares, pois se tratava de mulher de fibra e índole invejável.
S/S., 3 de abril de 2012.
VITOR FRANCISCO DA SILVA
(VITOR DO SUPER JOSÉ)
Vereador.