Dispõe sobre denominação de “FREDERICO CAGALE” a uma via pública de nossa cidade e dá outras providências.
JUSTIFICATIVA:
Frederico Cagale, que era conhecido e chamado por Henrique, era filho de Elupério Cagale e Ângela Lanzoni, nasceu no dia 30 de setembro de 1910, no município de Tietê, interior de São Paulo.
Casado com Luiza de Serafim Cagale teve cinco filhos: Emydio, Maria de Lourdes, Nelson, Edson e Neide.
Sua infância deu-se na zona rural de Tietê, onde viveu até seu casamento com a jovem Luiza, que tinha apenas 16 anos. Frederico, que era filho de imigrantes italianos casou-se aos 20 anos continuando morando no sítio da família na divisa rural de Tietê com Porto Feliz.
Em 1942, já com quatro filhos decidiu mudar para Sorocaba, na Vila Angélica, para poder dar estudos e melhor qualidade de vida as suas crianças. Aqui em nossa cidade, para a alegria de todos teve mais uma filha, a caçula Neide. Mas o destino, que até agora tinha sido tão bom ao Sr. Henrique e família, acabou levando o filho ainda jovem Edson Cagale, que faleceu por problema cardíaco.
Apesar de tudo Frederico Cagale continuou trabalhando com muita dedicação na Venda que tinha em sociedade com seu irmão Toninho, tornando-a o ponto comercial mais importante da Vila Angélica e região.
Em 1990, já aposentado e com os filhos casados sofreu um atropelamento inesperado na Praça da Vila Angélica, vindo pouco depois falecer por broncopneumonia com seu atestado de óbito sendo assinado pelo Dr. Clodair Carlos Pinto.
Desde a sua chegada em Sorocaba trabalhou como comerciante e graças à dedicação e muito esforço foi muito bem sucedido nessa profissão, pois acabou dando qualidade de vida e condições de estudo aos seus filhos. Marido e pai exemplar sempre teve o carinho de todos que ao seu lado conviviam, pois foi uma pessoa católica e que sempre viveu para fazer o bem e ajudar o próximo.
Dar o nome de uma Rua de Sorocaba ao Sr. Frederico Cagale é o mínimo que se poderá oferecer a este que com seu trabalho e pagamento dos impostos contribuiu para o crescimento e desenvolvimento de nossa região.
S/S., 29 de março de 2012.
VÍTOR FRANCISCO DA SILVA
VÍTOR DO SUPER JOSÉ
Vereador.