Dispõe sobre a concessão de subvenção mensal às entidades beneficentes que menciona e dá outras providências.

Promulgação: 13/03/2013
Tipo: Lei Ordinária
Classificação: Orçamento

LEI Nº 10.411, DE 13 DE MARÇO DE 2013

 

Dispõe sobre a concessão de subvenção mensal às entidades beneficentes que menciona e dá outras providências.

 

Projeto de lei nº 69/2013 – autoria do Executivo.

 

A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte Lei:

 

Art. 1º  Fica concedida subvenção mensal às entidades abaixo relacionadas, mediante Termo de Repasse de Subvenção a ser celebrado pela Prefeitura do Município de Sorocaba, através da Secretaria da Saúde para o período de janeiro de 2013 à dezembro de 2013, na forma estabelecida pela Lei nº 4.458, de 6 de dezembro de 1993 e alterações posteriores, bem como na Lei nº 10.372, de 20 de dezembro de 2012, que aprovou o Orçamento do Município para o exercício de 2013, para manutenção de seus projetos na área de promoção e assistência social.

 

Entidade beneficiada

Local

Função

Sub-Função

Programa

Ação

Categoria

Valor Anual

ASSOCIACAO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS

11.01.00

10

302

1011

2851

3.3.50.00.00

280.000,00

ASSOCIACAO AMIGOS DOS AUTISTAS

11.01.00

10

302

1011

2851

3.3.50.00.00

360.000,00

ASSOCIACAO DIABETES DE SOROCABA

11.01.00

10

302

1011

2851

3.3.50.00.00

48.000,00

ASSOCIACAO PRO REINTEGRACAO SOCIAL DA CRIANCA

11.01.00

10

302

1011

2851

3.3.50.00.00

124.236,25

ASSOCIACAO SOCORRO IMEDIATO PESSOA COM CANCER

11.01.00

10

302

1011

2851

3.3.50.00.00

72.000,00

CIM MULHER

11.01.00

10

302

1011

2851

3.3.50.00.00

120.000,00

CRESCER E HABILITAR

11.01.00

10

302

1011

2851

3.3.50.00.00

288.472,44

GRUPO PESQUISA ASSISTENCIA CANCER INFANTIL

11.01.00

10

302

1011

2851

3.3.50.00.00

196.615,20

INST TER GRUPOS HAB REABILITACAO

11.01.00

10

302

1011

2851

3.3.50.00.00

144.000,00

LAR ESPIRITA IVAN SANTOS DE ALBUQUERQUE

11.01.00

10

302

1011

2851

3.3.50.00.00

480.000,00

SOCIEDADE PROTETORA DOS ANIMAIS DE SOROCABA

11.01.00

10

302

1011

2851

3.3.50.00.00

28.500,84

 

Art. 2º  Os Termos de Repasse de Subvenção referidos no artigo anterior terão sua vigência de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013.

 

Art. 3º  As entidades receberão auxílio financeiro para implantação e manutenção dos programas e projetos destinados à população em situações de vulnerabilidade, na área de Promoção e Assistência Social, obedecendo aos critérios constantes nesta Lei, após prévia aprovação do Plano de Trabalho para o ano de vigência do Termo de Repasse de Subvenção e entrega dos documentos solicitados pela Secretaria da Saúde.

 

Art. 4º  A entidade interessada em receber os benefícios desta Lei, deverá obedecer aos seguintes critérios:

 

I - não ter fins lucrativos e/ou econômicos;

 

II - ter seus objetivos estatutários em consonância com as diretrizes e princípios da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (Lei Federal nº 8.742 de 07/12/93) e com os estatutos dos segmentos que atende;

 

III - estar regularmente constituída há mais de 02 (dois) anos;

 

IV - ter capacidade física e humana para dar digno atendimento aos usuários da entidade, atendidos os critérios de qualidades mínimas sugeridas pelo CMAS, CMDCA, CNES e Vigilância Sanitária, no que couber a entidade em relação ao tipo de usuário;

 

V - ter um corpo associativo de contribuintes em número suficiente para manter atividades básicas da entidade, com contribuições regulares e/ou promover atividades de auto sustentação para este fim;

 

VI - estar em conformidade junto a Lei Federal nº 12.101, de 27 de novembro de 2009, do Decreto nº 7.237, de 20 de julho de 2010 e das Resoluções do CMAS nº 109, de 11 de novembro de 2010 e 16, de 5 de maio de 2010;

 

VII - não possuir servidores públicos nos quadros de dirigentes.

 

Art. 5º  Para celebração do Termo de Repasse de Subvenção, a entidade deverá providenciar:

 

I - ofício dirigido à Divisão de Administração de Convênios da Secretaria Municipal da Saúde, manifestando seu interesse pela celebração do Termo de Repasse de Subvenção;

 

II - plano de trabalho do próximo ano e seu orçamento, assinado pelo presidente e responsável do projeto;

 

III - relatório de atividades do ano corrente;

 

IV - ata da última reunião da diretoria em exercício;

 

V - apresentação do último balanço anual assinado pelo contador com o nº do CRC e pelo presidente da entidade;

 

VI - declaração de funcionamento emitida pelo Conselho Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente quando atender criança e adolescente;

 

VII - relação nominal dos assistidos pela entidade;

 

VIII - estatuto social registrado em Cartório;

 

IX - cópia do CNPJ;

 

X - cópia da Cédula de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do(s) representante (s) legal (ais);

 

XI – certidão do CRC-SP com finalidade de comprovação de registro no conselho de classe do contador responsável;

 

XII - certidão de regularidade junto à Secretaria da Receita Federal;

 

XIII - certidão de regularidade junto à Secretaria da Receita Estadual;

 

XIV - certidão de regularidade junto à Secretaria de Finanças do município de Sorocaba;

 

XV - certidão de regularidade expedida pela Procuradoria Geral da Fazenda;

 

XVI - certificado de regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;

 

XVII - Certidão Negativa de Débito no INSS;

 

XVIII – conta corrente específica no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal para movimentação dos recursos do Termo de Repasse de Subvenção;

 

XIX – Alvará da Vigilância Sanitária;

 

XX – comprovação de inscrição no CNES, quando for o caso;

 

Art. 6º  No caso de alteração no estatuto social apresentar:

 

a) cópia do estatuto social atualizado registrado em Cartório;

b) cópia da ata de eleição da diretoria atual legalmente constituída;

c) certidão do CRC-SP com finalidade de comprovação de registro no conselho de classe do contador responsável;

d) cópia do CNPJ.

 

§ 1º Com base na documentação prevista neste artigo, a Secretaria da Saúde fará encaminhamento devido.

 

§ 2º Em caso de renovação do Termo de Repasse de Subvenção, o requerimento deverá ser feito com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias do término do Termo de Repasse de Subvenção anterior, nos termos do disposto no Art. 3º, da Lei nº 4.458/93.

 

Art. 7º  A entidade deverá fazer a prestação de contas em papel timbrado da mesma, utilizando modelo ou sistema informático a ser fornecido pela Secretaria da Saúde e entregá-la até o décimo dia útil do mês seguinte, no período da manhã na Secretaria da Saúde.

 

§ 1º Os documentos mensais exigidos para prestação de contas, são:

 

I - solicitação de pagamento indicando os recursos recebidos e relação dos pagamentos efetuados, informando no corpo da solicitação, o nome do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, número da agência e da conta corrente específica, onde será efetuado o depósito, conforme modelos a serem distribuídos pela Secretaria da Saúde;

 

II - cópias dos documentos e despesas, devidamente assinados pelo presidente da entidade, com as notas devidamente carimbadas "PAGO COM RECURSOS DO TERMO DE REPASSE DE SUBVENÇÃO COM O MUNICÍPIO DE SOROCABA/SES”, nos termos das Instruções Normativas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo;

 

III - serão aceitos holerites, notas fiscais eletrônicas, cupons fiscais em que constem o CNPJ da entidade, guias de recolhimento de impostos e contribuições. Não serão aceitos recibos, notas fiscais manuscritas (salvo no caso de municípios que não aderiram à nota fiscal eletrônica de prestação de serviços), ou qualquer outro documento manuscrito;

 

IV - relação nominal dos usuários que freqüentaram a entidade naquele mês (de acordo com a meta estabelecida no Termo de Repasse de Subvenção), conforme modelo emitido pela SES, assinado pelo presidente da instituição;

 

V - relatório mensal de atividades desenvolvidas no mês;

 

VI - balancete demonstrando as receitas;

 

VII - Certidão Negativa de Débito da Previdência Social – CND;

 

VIII - cópia do Certificado de Regularidade junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS.

 

§ 2º Os documentos originais da prestação de contas deverão ser arquivados para fiscalização a qualquer tempo por um período de 8 anos.

 

§ 3º Os documentos mencionados neste artigo deverão ser referentes ao mês do repasse da verba.

 

§ 4º Após a aprovação da prestação de contas pela Secretaria da Saúde, será encaminhado a Secretaria de Finanças o pedido de liberação de verbas, a qual emitirá a ordem de pagamento cujo valor será depositado em conta bancária da entidade, no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, especificamente aberta para esse fim e cujo recibo de depósito valerá como comprovante de pagamento.

 

§ 5º Os recursos enquanto não utilizados serão obrigatoriamente aplicados em caderneta de poupança de instituição financeira oficial se a previsão de seu uso for igual ou superior a um mês, ou em fundo de aplicação financeira de curto prazo.

 

§ 6º As receitas financeiras auferidas na forma do parágrafo anterior, serão obrigatoriamente computadas a crédito do Termo de Repasse de Subvenção e aplicadas, exclusivamente, no objeto de sua finalidade, devendo constar de demonstrativo específico que integrará as prestações de contas do ajuste.

 

§ 7º Os pressupostos de prestação de contas previstos neste artigo são condições para que a entidade receba o repasse do mês seguinte.

 

§ 8º Caso a Certidão Negativa de Débito da Previdência Social ou Certificado de Regularidade junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS estejam vencidos o pagamento será suspenso temporariamente até a devida regularização das mesmas.

 

§ 9º A comprovação da entrega da prestação de contas e do relatório técnico à Câmara Municipal de Sorocaba, para conhecimento e fiscalização dos Senhores Vereadores é parte integrante dos documentos de prestação de contas.

 

§ 10.  As seguintes despesas não poderão compor a prestação de contas: multas, juros e correção monetária decorrentes de pagamentos fora de prazo; empréstimos; aquisição de material permanente; construção; pagamento de impostos e encargos anteriores à celebração do Termo de Repasse de Subvenção; passagens aéreas e terrestres, hospedagem, promoção de festas e eventos não previstos no plano de trabalho, e todas as demais despesas não previstas no plano de trabalho.

 

Art. 8º  A SUBVENCIONADA deverá apresentar até 31 de janeiro do ano seguinte, cópia do Balanço Anual ou Demonstrativo da Receita e Despesa, com indicação dos valores repassados pela Prefeitura, referente ao exercício em que o numerário foi recebido, bem como manifestação expressa do Conselho Fiscal sobre a exatidão da aplicação do montante recebido.

 

Art. 9º  Caberá à Secretaria da Saúde fornecer apoio técnico à entidade SUBVENCIONADA, quanto à área de Assistência e Promoção Social.

 

Art. 10. Caberá à entidade SUBVENCIONADA participar de todas as reuniões programadas, com antecedência, pela Secretaria da Saúde, bem como fornecer todas as informações necessárias à discussão de seus planos e projetos de trabalho.

 

Art. 11.  Não se estabelecerá nenhum vínculo de natureza trabalhista ou de qualquer espécie entre o Município e o pessoal contratado pela entidade para a execução do Termo de Repasse de Subvenção autorizado por esta Lei.

 

Art. 12.  O não cumprimento das normas estabelecidas nesta Lei acarretará a suspensão do Termo de Repasse de Subvenção.

 

Art. 13.  As despesas decorrentes da execução da presente Lei correrão por conta de verba própria consignada no orçamento de 2013.

 

Art. 14.  Faz parte desta Lei o Anexo I - Minuta de Termo de Repasse de Subvenção.

 

Art. 15.  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Palácio dos Tropeiros, em 13 de março de 2013, 358º da Fundação de Sorocaba.

 

ANTONIO CARLOS PANNUNZIO

Prefeito Municipal

ANESIO APARECIDO LIMA

Secretário de Negócios Jurídicos

JOÃO LEANDRO DA COSTA FILHO

Secretário de Governo e Relações Institucionais

Publicada na Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais, na data supra

SOLANGE APARECIDA GEREVINI LLAMAS
Chefe da Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais.