Aos 21 anos, Vinícius Aith é o vereador mais jovem da atual legislatura e o segundo mais jovem da história recente do Legislativo sorocabano.
Iniciou a militância política ainda na adolescência, quando já demonstrava espírito de liderança em ações sociais que comandava na escola.
Aos 15 anos, quis conhecer a Câmara Municipal e ficou encantado com o mundo da política, afirmando para sua mãe: “Eu ainda vou ser político e vou trabalhar nesse lugar!”.
Seguindo o planejamento para o futuro, aos 17 anos prestou vestibular e, já na primeira tentativa, conquistou uma vaga no disputado curso de Administração Pública da renomada FGV (Fundação Getúlio Vargas), que está em fase de conclusão.
Aos 21 anos, na primeira disputa por uma vaga no Legislativo sorocabano, foi eleito com 3.808 votos.
Como parlamentar, no primeiro ano de mandato já apresentou mais de 277 proposituras, como o projeto que autoriza o retorno da Operação Delegada da Polícia Militar; o que proíbe a retenção de macas do Samu em unidades hospitalares, o que institui o “Domingo da Pátria” e o que cria o “IPTU Azul”, entre outros.
Vinícius Aith serve de inspiração para jovens que acreditavam que as decisões do país estavam nas mãos de terceiros e perceberam que, seja na escola, na universidade, no trabalho, é preciso que cada um defenda suas ideias, e trabalhe pelo país.
O jovem vereador possui um grande engajamento nas redes sociais, o que chama a atenção de moradores de outras cidades da região e até de outros estados como Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio grande do Sul, Paraná.
Ainda representando Sorocaba, Aith realizou várias viagens a Brasília, com recursos próprios, a fim de buscar investimentos federais ao Município – no que obteve êxito – tendo sido recebido por autoridades como ministros e até pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em sua residência oficial, o Palácio da Alvorada.