Evento foi realizado por alunos do colégio Salesiano no plenário do Legislativo.
Na tarde desta quarta-feira, 14, estudantes do ensino médio do Colégio Salesiano São José, de Sorocaba, estiveram na Câmara Municipal para uma aula externa que consistiu na simulação de uma conferência da ONU (Organização das Nações Unidas), tendo como cenário o plenário do Legislativo. O evento, que teve apoio da Escola do Legislativo, contou com a participação do presidente da Casa de Leis, o vereador Luis Santos (Republicanos).
“É um momento muito especial para nossa Casa, pois acredito ser algo inédito para a Câmara receber professores e alunos para uma simulação de uma reunião da ONU, de forma séria, organizada e coerente”, disse Luis Santos, na abertura do encontro. O parlamentar lembrou da participação do brasileiro Oswaldo Aranha na criação da ONU e a importância do papel da entidade para a resolução de questões mundiais, de conflitos a mudanças climáticas, e parabenizou estudantes e professores por promoverem a valorizarem as ações que estimulam o diálogo.Além de Luis Santos, a mesa principal da conferência foi formada pelo professor Ericson Seno, a coordenadora pedagógica Adriana Lima, a professora Natália Tozzi, a orientadora Gabriela Fonseca e a aluna Isabela Cisterna, que conduziu toda a simulação, que teve a participação de 13 alunos do colégio, cada um representando uma nação específica.
A conferência simulada teve como tema a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada este ano no mês de novembro, em Belém, no Pará. Na oportunidade, os estudantes apresentaram moções e discursos que trataram de questões ambientais, como redução de gases do efeito estufa.