Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
29/04/2025 12h44
Facebook

O vereador relata queixas de moradores sobre “pancadões” em vários pontos da cidade, com som alto e uso de drogas durante a madrugada

A ocorrência dos chamados “pancadões” em vários pontos da cidade preocupam o vereador Roberto Freitas (PL), que tem recebido em seu gabinete diversas reclamações de munícipes quanto à realização desse tipo de evento, como a ocorrência recorrente de pancadões e aglomerações nas alamedas Augusto Severo e Laurindo de Brito, com relatos de som alto durante a madrugada, uso de entorpecentes e bloqueio das vias públicas.

“Essas reclamações são recorrentes em algumas regiões da cidade. Muitas famílias convivem todo final de semana com esse grande problema”, disse o vereador ao discutir o assunto na Câmara Municipal de Sorocaba, por meio de requerimento destacado e aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 29. “Moradores desesperados nos relatam que esses ‘pancadões’ atravessam a madrugada, com motos, muito barulho e uso de drogas”, afirma Roberto Freitas, ressaltando que há queixas quanto a ‘pancadoes’ em vários bairros, como Paineiras, Habiteto e Wanel Ville.

Em seu requerimento, Roberto Freitas observa que a realização de eventos clandestinos e os chamados “pancadões” configuram grave afronta à ordem pública, representando riscos à segurança, ao sossego e à integridade física e psicológica dos moradores. Lembra que a perturbação do sossego público é infração prevista na legislação e que compete ao compete ao poder público, por meio da Guarda Civil Municipal e do setor de fiscalização, atuar de forma preventiva e repressiva no combate a tais práticas.

Prevenção e fiscalização – Por meio do requerimento, Roberto Freitas quer saber qual é o protocolo atual adotado pela Prefeitura de Sorocaba para coibir a realização de “pancadões” e eventos clandestinos em vias públicas, notadamente nas alamedas Augusto Severo e Laurindo de Brito, e se existem operações regulares de fiscalização noturna nesses locais. Também indaga se a Guarda Civil Municipal ou a Fiscalização de Posturas foram acionadas oficialmente por moradores dessas vias.

Roberto Freitas indaga se há planos para intensificar as fiscalizações nessas regiões, especialmente em finais de semana e feriados, com foco na prevenção e repressão de aglomerações e perturbações. Também indaga se o município possui convênio ou articulação com as forças estaduais, como a Polícia Militar, para atuação conjunta em casos de perturbação da ordem pública dessa natureza. E, por fim, quer saber se existe mapeamento dos locais que ocorrem este tipo de ação.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.