Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
08/04/2025 15h00
Facebook

Vereador também discorreu sobre projeto social com idosas e a polêmica dos novos pedágios

Em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, que foi ao nesta terça-feira, 8, o vereador Rafael Militão (Republicanos) defendeu a implantação de uma subprefeitura no Parque São Bento, além de outras melhorais para o bairro, incluindo uma nova UBS, base móvel da GCM e corpo de bombeiros. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Amanda Mendes, o vereador também discorreu sobre a polêmica em torno dos novos pontos de cobrança eletrônica de pedágio.

O vereador Rafael Militão, que conquistou mais de 3300 votos na última eleição, assumiu mais uma vez uma cadeira na Câmara como suplente. Nesta legislatura, Militão participa de três comissões permanentes, de Educação e Pessoa Idosa, de Cultura e de Empreendedorismo.

Durante o bate-papo, o vereador falou sobre seu trabalho em prol do Parque São Bento, destacando que a região, com mais de 100 mil habitantes, é maior que muitas cidades do interior paulista e, portanto, necessita de estruturas publicas próprias. Para tanto, o vereador defende a instituição de uma Subprefeitura. “Precisamos transformar essa região em um polo que desafogue a própria Prefeitura de Sorocaba”, frisou.

Militão também lembrou o mutirão de zeladoria realizada recentemente no bairro e ainda ressaltou que, conforme tratativas com o secretário de Saúde, Magno Sauter, o bairro poderá ser contemplado com uma nova Unidade Básica de Saúde. “Já adianto que sim, há a possibilidade de uma nova UBS lá no Parque São Bento. O bairro tem crescido exponencialmente e chegamos a essa certeza, junto com o secretário, de que já passou da hora de termos uma nova unidade de saúde”, afirmou.  O vereador também tem cobrado uma base móvel da GCM, uma unidade do Corpo de Bombeiros e uma Casa do Cidadão para o bairro.

Pedágios - O parlamentar também comentou o anúncio da implantação de novos pontos de pedágio, no modelo free flow, em trechos urbanos das rodovias localizadas dentro do perímetro do Município e que tem causado preocupação entre a população e repercutido entre os parlamentares. O vereador protocolou requerimento solicitando ao Executivo que cobre informações da Artesp. Militão informou que esteve na Secretaria de Mobildade e, em conversa com os técnicos, foi reforçado que haverá impacto no trânsito local.

“Incentivamos a implantação de novas tecnologias, mas que seja explicado e feito da melhor maneira possível para a população. Entendemos que não faz sentido nenhum que seja criada uma marginal, para que não haja cobrança, porque com certeza vai colapsar, todo mundo vai querer ir pela marginal, vai querer cortar por dentro de Sorocaba”, disse.

O vereador reforçou que é preciso cobrar que as autoridades e o Governo do Estado esclareçam todas as dúvidas que ainda existem. “Nós já pagamos tantos impostos, como por exemplo o IPVA, porque mais uma cobrança? O sorocabano não merece pagar essa conta. Eu não acredito que seja tão bom assim, como estão tentando vender”, completou.    

Projeto Social – Ao comentar as demandas do Parque São Bento, reduto eleitoral do vereador, Militão, que é educador físico, falou sobre o projeto social “Araras Azuis”, que desenvolve há quinze anos com idosas do bairro. “Se vocês soubessem quantas pessoas saíram da depressão graças a esse projeto, vocês não têm ideia. Elas esperam ansiosamente o sábado pra, além de fazer exercícios, socializarem”, disse, convidando a população do bairro para participar do projeto.

Por fim, Rafael Militão falou sobre a sessão solene em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março) e em homenagem ao projeto “Felicidade Down”, realizada recentemente pelo vereador, que abraçou a iniciativa do atual secretário de Inclusão e Transtorno do Espectro Autista, o vereador licenciado, Vinícius Aith. “Nessa sessão, a gente sorri, a gente chora, mas sempre com alegria no coração”, frisou. A entrevista completa com o vereador Rafael Militão pode ser conferida na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.