Por iniciativa do vereador Izídio de Brito, solenidade homenageou instituição dedicada ao cuidado de pessoas com câncer e autismo
A Câmara Municipal de Sorocaba realizou uma sessão solene na noite desta segunda-feira, 7, para celebrar os 18 anos da Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer e Autismo (Asipeca). A cerimônia, promovida pelo vereador Izídio de Brito (PT), destacou a importância da instituição na cidade, que desde sua fundação tem se dedicado ao acolhimento e ao apoio de pacientes com câncer e autismo.
A mesa de honra foi composta, além do parlamentar proponente, por Francisco França, ex-vereador e grande apoiador da causa; o capitão Henrique Muraro, representando o 14º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP); Dr. Lúcio Neves, representando a Secretaria Municipal de Saúde; a psicóloga Dra. Elisa Neiva; Rafael Pironi, representando a Secretaria de Inclusão e Transtornos do Espectro Autista; e a presidente da Asipeca, Ana Cecília Fogaça.
Izídio de Brito destacou a importância do terceiro setor para a sociedade, afirmando que a Câmara Municipal de Sorocaba se enche de significado ao celebrar os 18 anos da Asipeca. Ele enfatizou que a associação nasceu da necessidade de pacientes e familiares que, diante do câncer, se uniram para superar o medo e a solidão, transformando-se em cuidadores e fontes de esperança.
O vereador também reconheceu os desafios enfrentados pela instituição, como abrir as portas de sua própria casa para continuar o trabalho. Ele ressaltou que, hoje, mais de 580 pessoas recebem apoio da Asipeca, o que representa muito mais do que simples atendimentos, mas sim vidas e histórias transformadas. Izídio de Brito finalizou o discurso agradecendo ao ex-vereador Francisco França por sua contribuição histórica e reafirmando a importância do terceiro setor na cidade.
O vereador Cristiano Passos (Republicanos), que enviou um vídeo para a solenidade, reforçou seu respeito e consideração por todos os envolvidos nesse trabalho, que atende pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Ele também fez questão de lembrar que o autismo não é uma questão apenas daqueles que têm o diagnóstico, mas sim de toda a sociedade, afirmando que é uma responsabilidade coletiva.
A solenidade contou com a entrega de votos de congratulação a pessoas que desempenharam papéis significativos na história da Asipeca e teve apresentações musicais da fanfarra Unidos da Apae.
O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba (Facebook e YouTube), onde está disponível na íntegra.