Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
07/04/2025 09h47
atualizado em: 07/04/2025 09h47
Facebook

A iniciativa é do vereador Henri Arida (MDB) e a Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”

Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, a Campanha da Fraternidade de 2025, lançada na Quarta-Feira de Cinzas, logo após o Carnaval, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será celebrada em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, a realizar-se na noite desta terça-feira, 8, às 19h30, por iniciativa do vereador Henri Arida (MDB).

Realizada pela Igreja Católica no Brasil há 61 anos, desde 1964, a Campanha da Fraternidade, a cada ano, reflete sobre um tema de grande importância social. Em 2025, segundo a CNBB, a escolha da ecologia foi motivada pelos 800 anos da composição do “Cântico das Criaturas”, de São Francisco de Assis, e pelos dez anos de publicação da Encíclica “Laudato Si”, entre outros fatores.

A questão do meio ambiente já foi abordada pela Campanha da Fraternidade em edições anteriores: 1979 (“Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos”); 1986 (“Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, Terra de Irmãos”; 2002 (“Fraternidade e Povos Indígenas: Por uma Terra Sem Males”; 2004 (“Fraternidade e Água: Água, Fonte de Vida”); 2007 (“Fraternidade e Amazônia: Vida e Missão Neste Chão”); 2011 (“Fraternidade e a Vida no Planeta: “A Criação Geme em Dores de Parto”);2016 (“Casa Comum, Nossa Responsabilidade”); e 2017 (“Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida: Cultivar e Guardar a Criação”).

Segundo a CNBB, a ecologia reaparece no conjunto das Campanhas da Fraternidade de uma forma nova, como “Ecologia Integral”, conceito tão caro ao Papa Francisco e que é tão importante no seu projeto de um “Novo Humanismo Integral e Solidário”, para o qual são bases a “amizade social”, a “educação”, o “diálogo” e a “misericórdia ou compaixão”, temas de recentes edições da Campanha da Fraternidade.

A sessão solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.1, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo Fibra), bem como pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Câmara Municipal de Sorocaba, nas quais ficará disponível na íntegra.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.