Na última quarta-feira (02), a vereadora Jussara Fernandes (Republicanos) visitou o prédio onde deveria estar funcionando o Hospital Veterinário Público de Sorocaba. Com entrega inicialmente prevista para 2024, a obra acumula um atraso de um ano e meio, gerando indignação na população e preocupação entre protetores e defensores da causa animal.
Durante a visita, a parlamentar cobrou publicamente uma posição do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sobre a demora na conclusão do hospital. "O governador, que ainda não entregou o Hospital Veterinário Público de Sorocaba, quer criar novas praças de pedágio para onerar nossa população. Isso é inadmissível!"
Além do atraso na obra, a vereadora encontrou dois cães de locação no local, em condições de possíveis maus-tratos. Os animais estavam cercados por fezes, sem acesso adequado a alimentação e expostos ao sol. Diante da situação, Jussara Fernandes ofereceu ração aos cães e formalizou uma denúncia contra a empresa responsável junto ao setor de Bem-Estar Animal de Sorocaba.
Como medida concreta para coibir essa prática, considerada exploratória e que coisifica os animais, a parlamentar protocolou um Projeto de Lei para proibir a locação de cães na cidade. Atualmente, esse tipo de serviço ainda é permitido em Sorocaba.
(Assessoria de Imprensa – vereadora Jussara Fernandes/Republicanos)