O vereador Ítalo Moreira (União) protocolou na Câmara Municipal de Sorocaba um requerimento com 1000 perguntas, meticulosamente elaboradas, voltadas a desvendar os bastidores das chamadas medidas mitigadoras que, segundo o parlamentar, é “um tema cercado por omissões, distorções e suspeitas de irregularidades administrativas”.
A iniciativa busca expor a real destinação de contrapartidas exigidas de empreendimentos privados em nome da mobilidade urbana. Em muitos casos, ao invés de melhorar o trânsito ou a acessibilidade da cidade, os recursos vêm sendo aplicados em materiais administrativos, periféricos de informática e medidas que, tecnicamente, jamais poderiam ser classificadas como mitigadoras. “Um verdadeiro desvio de propósito institucional”, diz o vereador.
Ítalo Moreira não apenas questiona, como documenta, exige respostas técnicas e nominais, e oferece à sociedade civil organizada uma trilha clara de investigação. “Porque quem tem coragem de fazer as perguntas certas, está pronto para transformar o futuro. A verdade está sendo chamada ao plenário. E não poderá mais se esconder”, afirma o parlamentar.
(Assessoria de Imprensa – vereador Ítalo Moreira/União)