Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
04/04/2025 12h42
atualizado em: 04/04/2025 12h49
Facebook

O vereador alerta que o elevado tempo de espera para transporte de pacientes entre unidades compromete o atendimento e coloca vidas em risco

Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, o vereador Fausto Peres cobrou do novo secretário da Saúde, o cardiologista Magno Sauter, soluções para o tempo de espera elevado na saúde do município e sugeriu ambulâncias disponíveis 24 horas. A preocupação do parlamentar surge diante da demora enfrentada por pacientes que necessitam de transporte entre unidades de saúde.

Atualmente, muitos pacientes que estão em Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) ou Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e conseguem vaga na Santa Casa, no Hospital Regional ou em outras instituições hospitalares, enfrentam uma longa espera pelo transporte até a unidade onde serão internados. Essa situação, segundo o vereador, compromete a qualidade do atendimento e coloca vidas em risco.

Para tentar solucionar o problema, Fausto Peres sugeriu ao secretário da Saúde a implementação de ambulâncias fixas 24 horas para atender exclusivamente essas demandas. Além disso, o parlamentar destacou que já possui um projeto de lei que visa regulamentar esse serviço, propondo uma alternativa viável para reduzir o tempo de espera e melhorar a assistência aos pacientes.

“É inaceitável que um paciente consiga a vaga para internação e precise aguardar horas ou até mesmo dias por uma ambulância para ser transferido. Precisamos garantir um atendimento rápido e eficiente para a população”, afirmou o vereador.

O secretário da Saúde, Magno Sauter, reconheceu que existe uma dificuldade no tempo de resposta da transferência desses pacientes para os hospitais e afirmou que tem o propósito de estabelecer um SLA (Service Level Agreement) de até 2 horas para essas transferências em Sorocaba; o SLA se refere ao tempo de espera que o paciente terá até que seja realizado o transporte.

A cobrança de Fausto Peres foi compreendida pelo secretário da Saúde Magno Sauter, que irá trabalhar nessa questão que é um grande problema em Sorocaba. O vereador espera que o secretário apresente soluções para melhorar o fluxo de transporte de pacientes na cidade, promovendo mais dignidade e respeito aos pacientes que precisam de um atendimento urgente. 

(Assessoria do vereador Fausto Peres/Podemos)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.