Vereador, que fará audiência pública sobre o tema, também discorreu sobre combate à dengue e descarte irregular de resíduos
Pedágio “Free Flow”; conquistas para a região de Brigadeiro Tobias; combate à dengue e ao descarte irregular de resíduos sólidos foram alguns dos temas abordados pelo vereador Fábio Simoa (Republicanos) no “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, que foi ao nesta quinta-feira, 3.
Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Amanda Mendes, o vereador também discorreu sobre outras ações de seu mandato, como a criação da Campanha Tulipa Vermelha, para sensibilizar sobre a Doença de Parkinson, celebrada agora em abril.
Reeleito para o seu segundo mandato com mais de 6000 votos, Fábio Simoa preside, desde o mandato anterior, a Comissão de Saúde da Casa. Também faz parte da Mesa Diretora, como terceiro secretário, e participa das comissões de Habitação e Regularização Fundiária e Bem-Estar e Proteção Animal.
O parlamentar comentou o anúncio da implantação de novos pontos de pedágio, no modelo free flow, em trechos urbanos das rodovias localizadas dentro do perímetro do Município e que tem causado preocupação entre a população. O vereador convocou para a próxima quarta-feira, 9 de abril, uma audiência pública na Casa para debater o tema. O evento terá início às 14h.
“Isso está causando um furor, com a possibilidade de cobranças que até então não existiam para ninguém e que vão acontecer daqui a alguns meses, então precisamos trabalhar para evitar”, disse, convidando a população a participar da audiência, que contará com representantes da Secretaria de Mobilidade e da concessionária.
Brigadeiro Tobias –As demandas de Brigadeiro Tobias, reduto eleitoral do vereador, assim como as conquistas de melhorias para a região, também foram abordadas na entrevista. Simoa comentou sua ida, recentemente, à Assembleia Legislativa (Alesp), quando levou pedidos ao deputado federal Vitão do Cachorrão.
“Tivemos notícias muito boas para a educação. Conseguimos 55 notebooks para duas escolas na região de Brigadeiro Tobias e, por meio de emenda impositiva, R$ 600 mil para a Vila Tupã II, para pavimentação asfáltica e drenagem, e ainda R$ 250 mil em iluminação pública”, comemorou.
Outro ponto destacado foi a necessidade de um Ecoponto no bairro, por ser a região que mais recebe descarte incorreto de inservíveis, segundo Simoa. “São ecopontos sustentáveis. Não são os chamados lixões, que são terrenos a céu aberto, onde as pessoas descartavam, de forma inadequada, inservíveis”, explicou.
Saúde e combate à dengue - Durante sua participação no Jornal da Câmara, o vereador, que preside a Comissão de Saúde, também comentou sobre os problemas na área, como as filas de espera por consultas, exames e outros procedimentos. “Estamos trabalhando para otimizar isso. É uma batalha árdua para que possamos pelo menos equalizar um pouco o tempo de espera do cidadão, que ainda é muito grande e é muito preocupante”, disse.
O vereador também lembrou a conquista do serviço de motolância no Samu e sobre o combate à dengue. “Uma coisa puxa a outra, como comentamos, em relação ao descarte de inservíveis. A gente sabe que o poder público tem sua responsabilidade, mas a população também tem a dela. Cada um precisa fazer a sua parte”, frisou.
Por fim, Fábio Simoa falou sobre aLei nº 12.807/2023, de sua autoria, que instituiu a “Semana Municipal de Conscientização da Doença de Parkinson”, que passou a ser realizada anualmente em torno do dia 22 de abril, sob o símbolo da “Tulipa Vermelha”. Outra lei do vereador também cria o cordão vermelho, de identificação da doença não visível.A entrevista completa com o vereador Fábio Simoa pode ser conferida na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano.