Evento realizado por iniciativa do vereador Roberto Freitas reuniu autoridades, entidades, famílias e profissionais que atuam na causa
A Câmara Municipal de Sorocaba celebrou na noite desta quarta-feira, 2, por iniciativa do vereador Roberto Freitas (PL), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo – data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007 com o objetivo de veicular informações sobre o tema, reduzir o preconceito contra as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover sua inclusão.
A mesa de honra da solenidade contou com a presença do vereador Rogério Marques (Agir); da defensora pública federal Luciana Moraes Grecchi; da coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Eline Araújo Vitor; da presidente da Asipeca (Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer e Autismo), Ana Cecília Fogaça; e da fundadora do Projeto Isac – Associação de Crianças e Mães Atípicas, Aline Cristina Almeida Camargo, acompanhada de sua filha Giovana.
Em respeito às pessoas neurodivergentes presentes, a cerimônia substituiu os aplausos tradicionais pelo gesto inclusivo de agitar as mãos, promovendo um ambiente acolhedor e adaptado. A sessão também foi marcada por apresentações musicais do Coral de Mulheres Santa Cecília e da jovem Giovana, que possui ouvido absoluto e encantou o público com sua sensibilidade musical.
Durante o evento, foram homenageadas diversas entidades que atuam na causa do autismo em Sorocaba, entre elas: Amas, Apae, Apeas, Integrar, TEA Mais, Teamo Sorocaba e Asipeca. Também foram reconhecidos o trabalho de mães atípicas e profissionais de saúde e educação envolvidos no atendimento a crianças e adultos com TEA.
O vereador Roberto Freitas reforçou seu compromisso com a causa e destacou que a prioridade de seu mandato é o autismo. “O autismo não é uma escolha, mas a forma como a sociedade encara o autismo, sim, é uma escolha. E nós escolhemos a inclusão”, declarou. O parlamentar também criticou a falta de estrutura para diagnóstico precoce e acesso a terapias no sistema público, afirmando que muitas mães são obrigadas a deixar seus empregos para acompanhar os filhos em consultas e atendimentos. Ele ressaltou que a Câmara tem trabalhado para aprovar projetos que ampliem os direitos das pessoas autistas, e afirmou que a inclusão não é um favor, mas um direito garantido por lei.
O vereador Rogério Marques destacou a importância de ambientes inclusivos e do acolhimento às diferenças. Ele afirmou que cada pessoa é única e que ninguém deve ser excluído por sua condição. Rogério Marques também lembrou que seu primeiro projeto na Câmara foi voltado às mães atípicas e defendeu mais atenção a quem cuida, como as famílias e cuidadoras.
O secretário Vinícius Aith relembrou sua trajetória junto às entidades e mães que enfrentam dificuldades para manter terapias e atendimentos. Ele reforçou a importância da continuidade das ações para além das datas comemorativas. “Hoje vocês saem do invisível e se tornam cada vez mais visíveis. É minha obrigação fazer isso acontecer”, afirmou.
Ao final do evento, foi anunciado um piquenique comemorativo no Jardim Botânico, agendado para o dia 12 de abril, sábado, das 9h às 12h, com a presença do prefeito Rodrigo Manga, da primeira-dama Sirlange Maganhato, demais autoridades, famílias e apoiadores da causa.
A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Sorocaba e pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde segue disponível na íntegra.