Projeto de lei da vereadora inclui a campanha, cujo símbolo é o laço laranja, no calendário oficial do Município
Com o intuito de fortalece a proteção dos animais e combater os maus-tratos, a vereadora Jussara Fernandes (Republicanos) está propondo a instituição da campanha “Abril Laranja”, dedicada a prevenção à crueldade contra aos animais. A proposta, em tramitação na Câmara Municipal, prevê a inclusão da campanha, cujo símbolo é o laço laranja, no Calendário Oficial do Município.
A campanha “Abril Laranja” foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA), tendo sido adotada em diversos países, incluindo o Brasil. Durante o mês de abril, protetores independentes e entidades de proteção aos animais buscam sensibilizar o poder público e a sociedade sobre a gravidade do tema.
Além de oficializar a campanha em Sorocaba, ao e incluí-la no calendário oficial da cidade, o projeto de lei da vereadora Jussara Fernandes elenca uma série de ações com o objetivo de conscientizar a população sobre os maus tratos e a crueldade contra os animais, incluindo a realização de eventos, campanhas online e divulgação de materiais informativos.
Também são objetivos do projeto: dar ciência à população das ações que caracterizam maus-tratos e crime ambiental; conscientizar sobre a guarda responsável de animais domésticos; combater o tráfico de animais silvestres e divulgar os canais de denúncia nos âmbitos administrativo e criminal.
“É necessário que falemos também dos animais de grande porte, que muitas vezes são utilizados de maneira cruel em atividades erroneamente ditas como culturais, como rodeios, vaquejadas, touradas e diversas outras barbaridades. Devemos estar vigilantes e atentos a todos os segmentos da atividade humana que exploram animais”, ressalta a autora.
União de forças - Na sessão passada, a vereadora distribuiu bottons laranjas aos demais vereadores, em alusão à campanha, que também está sendo proposta no Congresso Nacional, em projeto da deputada federal Simone Marquetto.
Jussara reforça que é preciso reunir esforços para que se alcance um nível de prevenção aceitável e satisfatório e para isso é preciso orientar as pessoas para que denunciem as situações de maus-tratos contra animais domésticos, domesticados ou silvestres.
“Prevenir a crueldade e combater os maus tratos contra os animais deve ser uma prática para se exercer em todos os dias do ano, sendo um dever de toda a sociedade. No entanto, como efeito de reforço, a campanha mundial “Abril Laranja” foi criada para simbolizar esta luta, servindo como um meio importante para conscientizar as pessoas”, afirma a vereadora.