Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
02/04/2025 09h21
atualizado em: 02/04/2025 09h21
Facebook

Evento proposto pelo vereador João Donizeti reuniu autoridades distritais, homenageados e lideranças rotarianas da cidade e da região

A Câmara Municipal de Sorocaba realizou, na noite desta terça-feira, 1º de abril, uma sessão solene para comemorar os 120 anos de fundação do Rotary Internacional e os 10 anos do Rotary E-Club Tropeiros, do Distrito 4621. A homenagem foi proposta pelo vereador João Donizeti Silvestre (União), que presidiu a cerimônia.

A mesa de honra foi composta por representantes de destaque do Rotary: o governador do Distrito 4621 para a gestão 2024-2025, Paulo Kudo; a coordenadora distrital Dani Kudo; o governador eleito para a gestão 2026-2027, Ramon Fernandes; a presidente do Rotary E-Club Tropeiros, Andréa Cristina Catel; e o presidente do Rotary Club de Sorocaba, o mais antigo da cidade, Henrique Sola Haro.

“É uma honra poder reconhecer uma instituição com presença em mais de 220 países, que se dedica à cidadania, ao voluntariado e à promoção da paz mundial”, destacou o vereador João Donizeti. Em seu discurso, ele ressaltou que o Rotary presta “um serviço de valor imensurável à sociedade” e reforçou a importância de apoiar iniciativas que promovam a solidariedade, a inclusão e o bem comum.

A solenidade contou com a exibição de vídeos institucionais sobre a missão do Rotary e a entrega de votos de congratulações a representantes de diversos clubes da cidade, como Sorocaba Novos Tempos, Granja Olga, Boa Vista, Alvorada, Novas Gerações, Art Nossa Inovação, entre outros.

Durante seu pronunciamento, o governador Paulo Kudo enfatizou a importância de “gostar de gente” como pré-requisito fundamental para a atuação rotariana. Ele também destacou a necessidade de colaboração entre diferentes instituições, como Lions, Maçonaria e Apae. “É somando que conseguimos atingir mais pessoas. Dividir não nos leva a lugar algum”, afirmou.

A presidente do E-Club Tropeiros, Andréa Catel, relembrou a trajetória da entidade e afirmou que o Rotary “não é apenas uma organização, mas uma rede global de líderes dedicados a transformar o mundo em um lugar melhor por meio do serviço”. Também destacou os princípios do Rotary de diversidade, equidade e inclusão, reiterando os avanços no diálogo interno sobre esses valores, muitas vezes desafiadores, mas fundamentais para a modernização e representatividade da instituição.

Sobre o Rotary – Fundado em 23 de fevereiro de 1905 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, pelo advogado Paul Harris (1868-1947), o Rotary está presente no Brasil desde 28 de fevereiro de 1923, quando foi fundado o Rotary Club do Rio de Janeiro, então Capital Federal.

Atualmente, o Rotary conta com mais de 2 mil clubes em todo o país, com cerca de 50 mil associados, que desenvolvem, voluntariamente, diversos projetos sociais em áreas como o combate a doenças, doação de equipamentos para hospitais, campanhas de vacinação, promoção da saúde materna e infantil, saneamento básico, promoção da paz e do desenvolvimento econômico, proteção ao meio ambiente, assistência em caso de desastres e, durante muitos anos, a o trabalho de erradicação da poliomielite no Brasil.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba (Facebook e YouTube), nas quais está disponível na íntegra.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.