Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
01/04/2025 10h53
atualizado em: 01/04/2025 10h53
Facebook

Vereador também discorreu sobre combate ao racismo e revitalização do Céu das Artes em sua participação no Jornal da Câmara

O vereador Fausto Peres (Podemos) foi o convidado desta terça-feira, 1º, do “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, quando falou sobre as conquistas para a categoria dos motoboys e a luta por agilidade no transporte especial no Município. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Amanda Mendes, o vereador também discorreu sobre outras ações de seu mandato, como moção de repúdio ao racismo e a revitalização do Céu das Artes. 

Eleito para o seu terceiro mandato com mais de 7000 votos, Fausto Peres faz parte da Mesa Diretora, como primeiro secretário, e preside as comissões de Esporte e Meio Ambiente.

O parlamentar comentou sua atuação em prol dos entregadores de delivery e a recente aprovação de projeto de lei que estabelece a "Semana do Motoboy" na cidade – a ser comemorada anualmente no final do mês de julho, em torno do dia 27, Dia do Motoboy. “Era uma categoria praticamente invisível aqui em Sorocaba e conseguimos ajudar que fossem reconhecidos”. 

Segundo o autor, a proposta busca reconhecer e valorizar os profissionais que desempenham um papel essencial no funcionamento do comércio local e na rotina diária da população. “Vai ser uma semana de debates com as empresas que utilizam o trabalho dos motoboys, sobre o que precisamos melhorar, e uma semana de conscientização da categoria e da sociedade”, destacou.

O vereador também lembrou a mobilização que resultou na criação do primeiro Espaço Motoboy, na Zona Norte da cidade, e os planos de expansão da iniciativa. “Nessa Semana do Motoboy queremos entregar pelo menos mais dois locais aqui em Sorocaba, próximo ao Shopping Cianê e na Praça da Bandeira, e outro no Wanel Ville”, anunciou.

Pessoas com deficiência –Outro tema abordado na entrevista, foi o transporte especial. Fausto Peres é autor de um projeto de lei, em tramitação na Casa, que cria o serviço de transporte por aplicativo para pessoas com deficiência. Para o parlamentar, a medida seria de grande relevância ao trazer agilidade, conforto e possibilidade de expansão do serviço. 

Fausto Peres destacou que tem trabalhado esta pauta desde 2019, quando assumiu a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade da Casa e conheceu o programa desenvolvido em São José dos Campos. “Lá são usados carros adaptados para cadeirantes, o que facilita muito a vida da pessoa com deficiência, porque é rápido e não precisa ser agendado com três, quatro dias de antecedência, para poder usar o transporte especial”, destacou. 

Durante sua participação no Jornal da Câmara, o vereador, que preside a Comissão de Esporte, também comentou sua moção de repúdio aos atos de racismo que os atletas Luighi e Figueiredo, do Palmeiras Sub-20, ambos com 18 anos de idade, sofreram durante a Copa Libertadores Sub-20, em 6 de março último, quando o Palmeiras Sub-20 enfrentou o Cerro Porteño.

A moção está na pauta da sessão desta terça-feira. “Ver que a federação deles, no Paraguai, não faz nada para combater isso, que o país não tem um trabalho junto a sociedade de combate ao racismo e à discriminação nos traz uma chateação muito grande como ser humano”, frisou, destacando que a intenção da moção é demonstrar a indignação do povo brasileiro com o episódio, que classificou como repugnante.

Por fim, Fausto Peres falou sobre a revitalização do Céu das Artes, no Parque Laranjeiras, Zona Norte da cidade, cujas obras foram entregues no sábado, 22 de março, reunindo mais de 700 pessoas na inauguração, que contou com a participação do vereador. O parlamentar lembrou as tratativas, em 2022, com o prefeito Rodrigo Manga para incluir recursos no orçamento para a revitalização do espaço. 

“O Céu das Artes é um espaço esportivo muito grande, tem quadra, tem teatro, pista de skate, academia ao ar livre, playground e agora colocaram brinquedo adaptado, que é uma lei de minha autoria, que obriga que os espaços públicos tenham os brinquedos adaptados”, comemorou. A entrevista completa com o vereador Fausto Peres pode ser conferida na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.