28/03/2025 11h21
atualizado em: 28/03/2025 11h51
Facebook

Com 107 anos de história, Tiro de Guerra recebeu homenagem da Câmara Municipal no evento

O presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Santos (Republicanos), participou nesta sexta-feira (28) da solenidade de matrícula dos 100 novos atiradores da turma de instrução do Tiro de Guerra (02-040) de Sorocaba. O presidente aproveitou a cerimônia para homenagear a unidade, que completa 107 anos.

Também participaram da solenidade, além dos novos atiradores, o comandante da Base de Apoio Regional de Sorocaba do Exército Brasileiro, coronel André Zanella Neto, o chefe da instrução do Tiro de Guerra, subtenente José Ricardo de Lima Souza, o instrutor da tropa, 2º Sargento Jardiel Ribeiro Soares, o secretário de Segurança Comunitária de Sorocaba, Beto Maia, e o comandante da Polícia Rodoviária, tenente Jessé Rojas de Souza, além de veteranos do tiro de guerra e dezenas de familiares.

O presidente Luis Santos destacou em seu discurso a importância dos novos atiradores para a cidade. "Essa é uma parceria muito destacada, porque trabalha com esses jovens importantes conceitos de responsabilidade, patriotismo, respeito e cidadania. A Câmara Municipal irá auxiliar estruturalmente o Tiro de Guerra com emendas parlamentares para dar cada vez mais condições para que esse trabalho de excelência seja uma referência para todo o Estado de São Paulo e para o Brasil", disse.

Durante a solenidade, ocorreu a entrega da insígnia do Tiro de Guerra aos atiradores e também dos votos de congratulações da Câmara Municipal à tropa, com o presidente Luis Santos chamando os atiradores Salazar e Sevilha, além dos comandantes do Tiro de Guerra local.

Os atiradores recebem instrução militar em horários diferenciados, podendo conciliar o serviço militar com trabalho e/ou estudos. Durante um período de 10 meses, o atirador participa de atividades específicas das Forças Armadas, como treinamento físico militar, marchas, instruções de armamento e tiro, camuflagem, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, entre outras.

Além disso, os atiradores participam de diversas atividades cívico-sociais em suas comunidades, como campanhas de vacinação e recolhimento e doação de agasalhos. Em resumo, além de possibilitar a prestação do Serviço Militar Inicial, o Tiro de Guerra promove a difusão do civismo, da cidadania e do patriotismo entre os atiradores, formando cidadãos conscientes de seus deveres para com a pátria.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.