Iniciativa do evento foi do vereador Rafael Militão, que homenageou fundadores e integrantes da Comunidade Felicidade Down
O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado anualmente no dia 21 de março, foi tema de sessão solene na noite desta quarta-feira, 26, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba. O evento teve iniciativa do vereador Rafael Militão (Republicanos) e contou com a presença de pessoas com síndrome de Down, seus familiares e amigos, além de integrantes e colaboradores da Comunidade Felicidade Down, que comemorou seus 19 anos de funcionamento.
Dividiram a mesa de honra da solenidade com o vereador Rafael Militão as seguintes personalidades e autoridades: o secretário Vinicius Aith, titular da Secretaria de Inclusão e Transtorno do Espectro Autista (Sintea); o fundador da Comunidade Felicidade Down, Tomás André dos Santos; a franqueada e diretora de marketing e pessoas do McDonald’s, Livia Araujo Costa; o presidente da Ofebas, Geraldo Santiago Hidalgo; representando a empresa Drogasil, a gerente de loja Thalia Cristine Sales de Carvalho; e a gerente de RH do Instituto de Diagnósticos de Sorocaba (IDS), Maria Luiza de Almeida Siqueira.
Nos momentos culturais da solenidade, foram realizadas apresentações do saxofonista Vinícius Fontana, uma performance de dança do Grupo Felicidade Down e a apresentação da música "Um Mundo Melhor", de autoria de Bruna Teresa Santos, cantada por ela junto com seu professor, Bruno Pinatti.
O vereador Rafael Militão expressou a alegria de presidir a sessão em que se comemora o Dia Mundial da Síndrome de Down, mencionando que essa data celebra a "síndrome da felicidade". Ele elogiou o projeto "Felicidade Down", destacando sua história inspiradora e a energia positiva, entusiasmo e amor pela vida que as pessoas com síndrome de Down transmitem.
O parlamentar enfatizou que a convivência com essas pessoas é um presente, especialmente em um mundo marcado pelo egoísmo e vaidades. Segundo Militão, as pessoas com síndrome de Down trazem lições diárias de fé, autoestima e sinceridade, sendo portadoras de um "pacote exagerado de amor". Ele também ressaltou o progresso em integrar essas pessoas à sociedade e a necessidade de continuar a combater o preconceito e promover a inclusão.
Felicidade Down – Tomás André dos Santos, fundador da Comunidade Felicidade Down, ressaltou a importância de tornar o mundo mais inclusivo e dar visibilidade às pessoas com a condição. Ele relembrou que em 2006 a data foi comemorada pela primeira vez em alguns países, incluindo o Brasil, e em 2009 a lei que oficializou em Sorocaba o Dia da Síndrome de Down foi aprovada, de autoria do então vereador José Francisco Martinez.
Durante a cerimônia, os fundadores do Felicidade Down, Célia e Tomás, foram homenageados pelos 19 anos de atuação da entidade. A filha do casal, Bruna Teresa Santos, também foi homenageada, assim como demais integrantes da comunidade.
A sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Sorocaba e pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde permanecem disponíveis na íntegra.